Tratamento de Coprofagia em Cães

Uma vez que já sabe a causa pela qual o seu cão come as suas fezes é mais fácil implementar um tratamento para a coprofagia. Lembre-se de que primeiro deve sempre consultar com um especialista para que possa analisar a situação e indicar como remediar esta situação. É importante saber se tem alguma doença, se acontece por problemas psicológicos ou simplesmente porque se sente atraído pelas fezes. Uma forma simples de evitar a coprofagia é recolher imediatamente as fezes e limpar o lugar, desta maneira o seu cão não poderá comê-las. E sempre usar o reforço positivo, não castigá-lo se comer as fezes, pois desta maneira consegue a atenção que procurava.

No caso do seu animal de estimação se sentir angustiado pela separação, poderá evitar o hábito de comer fezes se se organizar para que ele não fique em casa sozinho, ou pelo que seja o menor tempo possível. E oferece-lhe brinquedos atrativos, como os dispensadores de comida, para que fique entretido e liberte o stress nesses momentos de solidão.

Se o seu comportamento deve-se a problemas de saúde como o padecimento de uma infeção pancreática, que não lhe permite assimilar corretamente os nutrientes da comida, é possível que o seu animal de estimação esteja a procurar nas suas fezes mais nutrientes para o seu organismo. Perante esta situação deverá ir ao veterinário para que ele coloque um tratamento que melhore a saúde e garanta que a dieta que lhe dá é a correta.

É muito importante que o seu animal de estimação se alimente corretamente para poder levar uma vida cheia de energia, saudável e feliz. Algumas rações são de baixa qualidade e têm falta de fibra ou estão pouco equilibradas, por isso, recomendamos uma alimentação saudável e de qualidade que satisfaça as necessidades nutricionais dos cães e ajude na preservação do seu bem-estar e saúde.

*Andreia Araújo, médica veterinária na Clínica Veterinária Santa Teresinha