SRTC salienta oferta cultural nos meses de Agosto e Setembro

Uma nota da Secretaria Regional do Turismo e Cultura salienta as exposições temporárias, ateliês de Verão e outras actividades que marcam a Agenda Cultural editada, pelo Governo Regional, para os meses de Agosto e Setembro, numa programação onde se destacam a Festa do Vinho, o Festival Colombo e o Projecto “Madeira a Cantar”. A publicação está disponível para download, através do link: http://cultura.madeira-edu.pt/agendacultural/AgendaCultural/tabid/781/language/pt-PT/Default.aspx
Propostas culturais não faltam neste Verão, «numa aposta em continuidade» que, segundo a secretária regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, «vem afirmar a existência de uma oferta atractiva, diversificada, descentralizada e capaz de atrair, simultaneamente, vários públicos».
No decorrer destes dois meses, a programação no MUDAS. Museu de Arte Contemporânea ganha destaque, quer através dos Ateliês de Verão que serão realizados entre os dias 7 e 10 de Agosto, quanto através da exposição “ Melancolia” de Hélder Folgado, a inaugurar no dia 11. Prosseguem, também e entre outras, as acções relativas à segunda temporada do MUDAS.HOTsummer, com a Peça de Teatro “ Happy Days”, de Samuel Beckett, prevista para o dia 8 de Setembro. Já o Museu Etnográfico aposta, em continuidade, nos projectos “O Museu vai à Rua” e “Horta Pedagógica”, reforçando a sua abertura e aproximação à comunidade. Destaque-se, igualmente, a reabertura do Universo de Memórias de João Carlos Abreu, a 1 de Setembro, com um vasto programa dedicado ao seu 15º aniversário.
Por seu turno e nestes dois meses, o Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira dá continuidade ao projecto “Hora do Conto” e promove, nos dias 4 e 5 de Setembro, o Ateliê “O livro negro das cores”, dirigido a crianças entre os 4 e os 12 anos. Patente ao público, até ao dia 10 de Setembro, encontra-se, também, a exposição “Tempus Fugit: da Vida à Memória Dela III – Manifestações Gratulatórias”, em homenagem a Max.
Integrado nas Comemorações alusivas aos 600 Anos do Descobrimento das Ilhas, o Projecto “Madeira a Cantar” contempla, neste período, 3 Eliminatórias, concretamente nos concelhos do Porto Moniz (11 de Agosto), Santana (8 de Setembro) e Porto Santo (22 de Sewtembro).
Finalmente, os cartazes turísticos da Festa do Vinho – que decorre de 26 de Agosto a 9 de Setembro – e do Festival Colombo – que decorre entre os dias 13 e 15 de Setembro – marcam, decisivamente, a agenda turístico-cultural da Região, por esta altura, prometendo grande animação, tanto na Madeira quanto no Porto Santo.