Casa das Queimadas recuperada e Parque Florestal requalificado

casa-das-queimadas

As obras de requalificação do Parque Florestal e a recuperação da Casa Principal das Queimadas estão concluídas. Amanhã, quarta-feira, pelas 15.30 horas, o presidente do Governo visita os trabalhos. O custo envolvido ronda os 454 mil euros, sendo que 342 mil reportam-se à área envolvebte e ao novo estacionamento e 112 mil às obras na casa.

Uma nota da Quinta Vigia faz referência que a empreitada “visa prestar apoio aos utilizadores dos percursos pedestres existentes, através da prestação de mais e melhores serviços, como são os casos do novo estacionamento e das obras nas casas de banho. Por outro lado, aumenta-se a oferta cultural na zona, com a abertura da Coleção Visitável das Tradições Madeirenses na Casa de Colmo”.

Dos trabalhos propriamente ditos, “procedeu-se à recuperação das lagoas com o objetivo foi devolver a função original de reservatório de água que poderá servir de apoio ao combate a incêndio florestal”, explica o Governo, que sublinha ainda a construção de instalações sanitárias e um novo parque de estacionamento para 50 lugares, ficando o atual parque para carrinhas de turismo.

Os trabalhos incluíram a construção dos acessos e a aquisição dos equipamentos de sinalização, controlo de acessos e pagamento automático. Os preços a praticar são de 50 cêntimos por hora, até ao máximo de três euros por dia. A primeira meia hora é gratuita.

Quanto à casa principal das Queimadas, o Governo informa que “servirá como centro de exposição da Coleção Visitável das Tradições Madeirenses, alusiva aos costumes dos nossos antepassados e ao seu quotidiano. Foram adquiridos mobiliários e peças típicas madeirenses de forma a reproduzir um ambiente madeirense dos séculos XIX-XX

Foi também elaborado um panfleto com informações sobre a casa e o mobiliário que lá pode ser encontrado. A entrada será paga (dois euros) para maiores de 12 anos e gratuito para menores ou de idade igual a 12

A zona servirá ainda como centro de receção do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, para ajudar o visitante a explorar e a fruir do Parque.