Segundo uma informação veiculada pela Estação de Biologia Marinha da Madeira, durante o mês de Julho realizou-se nos mares da Madeira uma campanha do Observatório Oceânico da Madeira (OOM) em colaboração com o Instituto Hidrográfico e a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental.
A campanha decorreu a bordo do navio da Marinha Portuguesa NRP Almirante Gago Coutinho, com o ROV Luso (do inglês Remotely Operated Vehicle), um veículo de operação remota utilizado no estudo e na exploração do oceano.
Andreia Henriques foi a investigadora que coordenou o trabalho científico com o ROV LUSO. Neste estudo participaram outros investigadores da Estação de Biologia Marinha do Funchal, pertencente ao Observatório Oceânico da Madeira (OOM).
Foram encontrados nesta campanha habitats de corais no Canhão submarino da Ribeira Brava aos 1600 metros de profundidade e em outras áreas da costa sul da Madeira, que albergam uma elevada diversidade de espécies e fauna associada, refere-se.
São estes mesmos corais do Mar da Madeira que a Estação de Biologia Marinha se propõe divulgar no sábado, com visitas guiadas às 20 e às 22h30. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Estação de Biologia Marinha do Funchal, pelo telefone 291 700 360 ou por e-mail .
As próximas noites abertas decorrem a 25 de Agosto: Percurso de Geodiversidade da Promenade Marítima Lido – Socorridos; e a 15 de Setembro – Mariscos da Madeira (Projecto Mariscomac)