Patrícia Dantas Caires salienta potencialidades económicas da RAM na reunião anual do grupo europeu AXA Milésimes

A directora regional adjunta de Economia, representando o vice-presidente do Governo Regional, participou, esta quarta-feira, no Funchal, na reunião anual da AXA Millésimes, um grupo europeu com uma importante actividade vitícola, dá conta o GR.

Na oportunidade, esta entidade salientou a importância da associação a estas instituições e iniciativas que ocorrem na Madeira pois, de acordo com Patrícia Dantas Caires, esta “é uma forma de darmos também “visibilidade à Região, ao mesmo tempo que alargamos o espectro e divulgação da Invest Madeira no âmbito da promoção do investimento externo na Região e da internacionalização das empresas regionais”.

A apresentação da Região, das suas potencialidades e oportunidades e dos indicadores económicos actuais constituíram o fulcro da intervenção de Patrícia Dantas Caires que salientou o fato de “em 2017 ter-se registado o valor recorde dos últimos anos na comercialização de Vinho Madeira com 19,1 milhões de euros, o que representa um crescimento de 32% desde 2009, e de 8% em termos homólogos. O 1.º trimestre de 2018 foi ainda o melhor 1.º trimestre desde 2010”.

Pelos dados referidos, que acompanham outros indicadores do sector do turismo tais como o crescimento em 2017 de cerca 9% no número de hóspedes, e 8% no RevPAR (rentabilidade por quarto), bem como o das pescas por exemplo que “em 2017 registou um recorde do valor da pesca descarregada no valor de 21,6 milhões de euros”, acrescentou ainda a directora regional adjunta de Economia, “para uma região insular como a nossa, a internacionalização não seja um obstáculo, mas sim uma oportunidade de alargarmos mercados como forma de potenciar a exportação, gerando riqueza e, acima de tudo, criando postos de trabalho que se repercutirá no bem-estar social e económico da Região”.

Neste encontro, que decorreu numa unidade hoteleira do Funchal, esteve também presente o director-geral da AXA Millésimes, Christian Seely.

Este grupo desenvolve importantes negócios com a Madeira na área dos vinhos e o Governo Regional, através da Invest Madeira, tem vindo a criar medidas eficazes para a internacionalização das suas empresas.

Anualmente, o grupo reúne-se numa das cidades onde tem parcerias com empresas locais, trazendo com ela parceiros e potenciais clientes a nível internacional, com o objectivo de apresentar os números do negócio bem como o seu posicionamento futuro.