São Martinho promete muita movimentação com a festa de São João e as marchas populares

A freguesia funchalense de São Martinho acolhe neste domingo, 24 de Junho, pelas 19:45 horas, as populares marchas de São João, que prometem emprestar cor, música e animação à artéria que liga o Ginásio de São Martinho ao Adro da Igreja. Estas tradicionais marchas populares surgem mais uma vez no programa de actividades da Junta de Freguesia, depois de terem sido recuperadas em 2016, após muitos anos de interregno.

Mas a Junta de Freguesia quer reviver uma das mais antigas marchas realizada na Madeira, em honra a um dos três Santos Populares, envolvendo cerca de 500 particiapantes, oriundos de uma dezena de grupos: Associação Brinquinho de Santo António, Ginásios da Câmara Municipal do Funchal, Associação Shotokan Kokusai Karaté de Santo António, Centro Cultural e do Desporto do Funchal Bela Vista, Associação Olho.te e Casas do Povo do Estreito, São Martinho, Ponta Delgada, Ribeira Brava e Monte.

Este ano, as Marchas Populares surgem aliadas às comemorações dos 100 anos da Igreja Nova de São Martinho, efeméride que é celebrada neste domingo, com um programa de comemorações organizado pela paróquia e que decorre ao longo do fim-de-semana em simultâneo com a Festa de São João Baptista. Já na véspera, pelas 18 horas, merece destaque a procissão do Sagrado Coração de Jesus da Igreja velha para a nova, seguida de Missa. A animação musical, segundo nos informam, estará a cargo da Banda de Santo António e do conjunto musical Galáxia. No domingo, para além das marchas populares em honra de São João, haverá Missa da Festa e Procissão pelas 17 horas.