IVBAM entrega certificados a prescritores de Macau e Hong Kong

Foto DR.

A Escola Agrícola da Madeira foi palco para a entrega de certificados a um grupo de 8 reputados prescritores oriundos de Macau e Hong Kong que estiveram na Região com o objetivo de conhecerem a Região Demarcada da Madeira.

Segundo um nota de imprensa, estes profissionais participaram numa ação educacional intensiva sobre o vinho Madeira  tendo o IVBAM elaborado um programa de carácter educativo com a duração total de 28 horas, onde existiu uma componente teórico-prático, que teve lugar na Escola Agrícola Da Madeira e nas instalações do IVBAM.

Durante a formação os responsáveis adquiriram conhecimentos sobre a história do Vinho Madeira, métodos de produção e envelhecimento do vinho e definição e caraterização dos diferentes tipos e estilos de Vinho Madeira. As formas de consumo, versatilidade e potencialidade do Vinho Madeira para harmonizações com a gastronomia foi outro dos temas abordados.

Importa referir que esta ação foi de enorme importância para o produto madeirense, uma vez que os vinhos portugueses estão, cada vez mais, a ganhar espaço no mercado asiático, nomeadamente, na China, sendo que em 2017, Portugal ficou em 4º lugar, no que se refere à lista de países europeus que mais exportaram vinho para este país.

A acompanhar esta tendência, estão também as exportações de Vinho Madeira para a China, uma vez que, nos últimos anos, têm vindo a aumentar, a comprovar pelas estatísticas de 2016 e 2017, em que o Vinho Madeira, teve um aumento de 358%, em termos de volume (2016 – 7.188,50 litros e 2017 – 32,917 litros) e em termos de valor, de 463% (em 2016 – 66.988,60 euros e 2017 – 377.294,38 euros.

Na entrega de certificados esteve presente o diretor regional de Agricultura, Paulo Santos.