Rali com reforço prometido do Governo e com novidade do pódio na Praça do Povo

rALI CALADO
Pedro Calado promete mais apoio ao Rali Vinho Madeira.

O vice presidente do Governo Regional, também ele um homem ligado ao automobilismo, esteve hoje na apresentação do Rali Vinho Madeira e em nome do Executivo prometeu um reforço de apoio à prova. “O Rali Vinho Madeira tem um retorno de investimento muito acima do que o Governo investe”, disse Pedro Calado.

“Serão 40 a 45 mil euros, devido aos meios que o clube tem de ter para organizar a prova, mas sabemos que muitos desses equipamentos são depois cedidos a outros eventos e organizações ao longo do ano. Além disso, este evento é uma excelente montra internacional, conforme comprova a presença, no ano passado, de uma equipa e de um piloto oficiais, que é sinónimo de promoção turística.”

Calado realçou “o impacto do Rali Vinho Madeira numa ilha e numa economia como a nossa”, conforme comprova também o interesse dos patrocinadores “que se mantêm há décadas com esta organização de qualidade”.

Relativamente às novas datas do evento, as expetativas apontam para ter mais espetadores na estrada: “Em boa hora veio o ferry e em boa hora se mudou o calendário. Se já temos habitualmente uma boa moldura humana, este ano será certamente maior. E a competição estará também garantida por parte dos pilotos regionais, que atualmente não têm problemas em competir com pilotos estrangeiros”.

Pedro Calado salientou ainda a história do Club Sports Madeira que em 2019 comemora 110 anos, enquanto o RVM assinalará o 60.º aniversário.

A prova, a 59ª edição, vai para a estrada de 3 a 5 de agosto e mantém “a duração, a qualidade e a estrutura” (19 provas especiais de classificação, com passagens pelos vários concelhos da Madeira), mas muda o pódio de partida e chegada das viaturas para a Praça do Povo, como avançou hoje, o presidente da Comissão Organizadora do RVM, José Paulo Fontes.

“A Avenida Arriaga está um pouco estrangulada e há outros locais com potencialidades para fazer a festa do Rali”, referiu, não esquecendo, no entanto, a importância histórica deste local para o evento. “O mundo não para, tudo é dinâmico, respeitamos a história, mas também temos de inovar e ver onde estamos melhor e ficamos melhor”, reforçou.

A Câmara Municipal do Funchal fez-se representar nesta conferência de imprensa alusiva à 59.ª edição do Rali Vinho Madeira pelo vereador João Pedro Vieira, que na ocasião salientou “o brilhantismo da organização daquele que é o maior evento desportivo da Região, por parte do Club Sports Madeira e de todos os envolvidos, incluindo os voluntários, que muito dão à prova, ao Funchal e a todos os madeirenses”.