Igreja Católica assinala esta quinta-feira a Festa do Corpo de Deus

corpo deus2
O Corpo de Deus celebra “uma Igreja em saída, em missão permanente”.
corpo deus1
A procissão irá percorrer as ruas do centro do Funchal engalanadas com os tradicionais tapetes de flores

A Igreja Católica assinala, esta quinta-feira, 31 de maio, a Festa do Corpo de Deus, com um tempo de adoração ao Santíssimo Sacramento, das 13h às 17h, na Igreja do Colégio, seguindo-se a missa celebrada na Sé do Funchal, presidida pelo Bispo D. António Carrilho e concelebrada pelo Bispo Emérito, D. Teodoro de Faria e pelos cónegos e sacerdotes da Diocese.

Uma informação do Gabinete de Comunicação da Diocese do Funchal, é referido que, na Igreja do Colégio, das 15h às 17 horas, o tempo de adoração “será organizado por diversos grupos e movimentos: pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil, pela CIRP – Religiosos da Madeira e pela Plataforma pela Europa, que envolve diversos movimentos cristãos como os Focolares e outros”.

Após a celebração da Missa na Catedral, lembra a mesma nota, “a procissão irá percorrer as ruas do centro da cidade do Funchal engalanadas com os tradicionais tapetes de flores, realizados por diversas paróquias da Madeira e do Porto Santo. A procissão segue pela Ruado Aljube, Rua 5 de Outubro, Avenida do Mar, Avenida Zarco, Avenida Arriaga e adro da Sé do Funchal. No adro e final da procissão haverá um momento de adoração e a bênção com o Santíssimo Sacramento.

A informação da Diocese sobre esta Festa do Corpo de Deus, recorda que “a Madeira e o Porto Santo são conhecidas como as ilhas do Santíssimo Sacramento”, sublinhando que “depois da grande festa do Corpo de Deus no centro da cidade do Funchal todas as 96 paróquias irão celebrar a Festa do Santíssimo Sacramento, ao longo do verão, replicando os três momentos principais: Missa, procissão e adoração. Além dos padroeiros de cada paróquia a Festa do Santíssimo Sacramento ocupa um lugar central na vida das nossas paróquias e do nosso Povo de Deus que celebra a Eucaristia com grande festa, cânticos, Confrarias e depois todo um contexto de festa, de convívio no adro das igrejas: tapetes de flores, bandas filarmónicas, conjuntos musicais e o tradicional arraial com barracas de diversas iguarias e fogo que estala no ar”.

A Festa do Corpo de Deus, acentua a comunicação do gabinete junto ao Bispo do Funchal, ” é a festa para celebrar a certeza que Deus caminha connosco e nutre a nossa fé. Realiza-se a promessa do Senhor: “Estarei convosco até ao fim dos tempos”. É a festa da Eucaristia que transborda para fora das igrejas e manifesta-se publicamente na festa e nas procissões pelas ruas da cidade, das freguesias. Trata-se de celebrar uma Igreja em saída, em missão permanente. Comungamos o Senhor para O transportar para a vida do quotidiano e transformar o mundo com a força e a beleza do Evangelho”.

 E faz alusão a palavras do Bispo D. António Carrilho na homilia do Corpo de Deus: “Após esta celebração, teremos a tradicional procissão do Santíssimo Sacramento que constituirá uma manifestação pública da nossa fé. Que Jesus, ao percorrer as nossas ruas e colocar o Seu olhar sobre aqueles que encontra nestes caminhos ou Lhe dirigem uma prece do silêncio das suas casas ou do sofrimento dos seus corações, a todos conforte na coragem da fé e na alegria da esperança! A linda ornamentação de todo este espaço celebrativo, que se estende aos artísticos e belos tapetes de flores, que cobrem as ruas da nossa cidade, bem simbolizam o amor e adoração dos fiéis ao Senhor que vai passar. Como Povo de Deus manifestemos a nossa fé na presença real de Jesus sacramentado, o nosso desejo de comunhão e unidade, empenho pastoral e serviço missionário, de que a nossa Diocese foi e desejamos continue a ser testemunha exemplar”.