II Festival Regional de Dança mostra talentos na Jaime Moniz

Pelo segundo ano consecutivo, numa iniciativa da Escola Secundária Jaime Moniz, em parceria com a Secretaria Regional de Educação através da Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia, realizou-se, hoje, o II Festival Regional de Dança Escolar que reuniu vários grupos de alunos de escolas (12 no total), que desenvolvem a modalidade artística de Dança nos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário da Região Autónoma da Madeira.

Fotos DR.

Um evento coordenado pela docente Carla Rodrigues e que conta com a ativa participação dos estudantes das escolas da Madeira que desenvolvem assim o seu potencial artístico.  É uma iniciativa que acontece ao mesmo tempo que decorre a XX Semana de Clubes, Grupos e Projetos da ESJM, tendo o dia de hoje sido também preenchido com outras ações, desde palestras a um sarau musical.

Na semana que antecede o Dia Mundial da Dança (29 de abril), este Festival comemora também  o gosto e a paixão por esta modalidade artística através de um concurso de diversas performances e atribui prémios às categorias de Melhor Grupo, Melhor Coreografia, Melhor Bailarina e o Prémio Absoluto “DancEn?gma”. Este concurso tem como jurados três professores/bailarinos/coreógrafos naturais da RAM: Filipa Freitas, Leandro Rodrigues e Luís Amaro.

É de realçar a dedicação e trabalho dos jovens que ao longo dos últimos meses têm preparado com afinco os trabalhos a apresentar, num contexto de saudável convívio e onde a competição assume um papel meramente motivador, segundo explica a coordenadora do evento, a docente Carla Rodrigues.

 

O programa escolhido para a sessão de abertura de hoje foi composto por um Momento de Dança com as alunas/intérpretes dos 2º e 3º anos do Curso Profissional de Intérprete de Dança Contemporânea, do Conservatório de Artes da Madeira, com coreografia de Sergey Abakumov e Leandro Rodrigues.

Em termos de Concurso, seguiram-se as apresentações dos alunos concorrentes dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário da Região Autónoma da Madeira.

O público assistiu ainda a uma Coreografia comemorativa do Dia Mundial da Dança com a participação de todos os intervenientes no evento.

O Festival prossegue esta quinta feira, coma  seguinte programação:

26 de abril

– 10h00 – 11h15

 – Workshop de Jazz Musical ministrado pelo professor Leandro Rodrigues.

15h00:

sessão de encerramento:

– Momento de Dança com o Clube de Dança da Escola Secundária Jaime Moniz.

– Momento de Dança com as alunas/intérpretes dos 2º e 3º anos do Curso Profissional de Intérprete de Dança Contemporânea, do Conservatório de Artes da Madeira, com adaptação coreográfica de Sergey Abakumov.

– Entrega de prémios.