Combate a incêndio envolvendo Gás Natural em programa de formação da Proteção Civil

Gás natural exercicio
Participaram cerca de 20 elementos das estruturas Regional e Municipais de Proteção Civil e da Autoridade Marítima Nacional.
Gás Natural C
A operação foi promovida pela Proteção Civil em articulação com o Grupo Sousa e apoio da APRAM.

O combate a um incêndio envolvendo gás natural foi o cenário montado para um programa de formação que o Serviço Regional de Proteção Civil levou a efeito, na Região, em parceria com o Grupo Sousa/Gáslink, no âmbito de um protocolo de cooperação celebrado no passado mês de fevereiro. A iniciativa teve o apoio da APRAM (Administração de Portos).

Numa nota alusiva ao acontecimento, refere-se que o programa deu enfoque aos “aspetos teóricos sobre as propriedade e riscos inerentes ao transporte e processamento de GNL/GN, incorporando uma forte componente prática de familiarização nos seguintes temas: operações de fornecimento de GNL ao navio de cruzeiros AidaPrima, com a ativação dos procedimentos de emergência em caso de libertação de GN, operações de descarga de contentores de GNL na Unidade Autónoma de Gás (UAG-Socorridos), seu funcionamento e procedimentos de segurança, demonstração prática de gás natural e treino de combate a incêndio e, por fim,  conhecimento das capacidades de manutenção de equipamentos criogénicos atualmente disponíveis na ilha da Madeira”.

Participaram cerca de 20 elementos das estruturas Regional e Municipais de Proteção Civil, da Autoridade Marítima Nacional, que fez deslocar à Madeira 4 elementos do Serviço de Combate à Poluição e dos Departamentos Marítimos, bem como da APRAM.