Festival de Teatro na ESJM: “Educar pelo palco e fora dele”

Fotos Micaela Martins

O XXVI Festival Carlos Varela, na Escola Secundária de Jaime Moniz, apresentou propostas formativas aliciantes à comunidade escolar da RAM. Deste modo, escolas de toda a Região foram convidadas a inscrever os seus alunos de teatro e outros interessados em workshops sobre interpretação, improviso, leitura dramatizada e dramaturgia., conforme revelou ao FN a coordenadora, Micaela Martins.

O primeiro ocorreu na terça-feira de manhã, tendo o formador convidado, o professor Diogo Pinto do Conservatório, munido os seus formandos de ferramentas que lhes permitirão ganhar mais confiança em palco e em público.

O segundo, ainda na terça-feira, contou com os “Estepilhas” João Pedro Ramos e Sandro, que transmitiram, de forma, divertida, alguns truques para improvisar. Sandro Nóbrega, ator da Associação GATO, ensinou os formandos a brincarem com as palavras, de forma sensual, zangada, carregando nos R… adotando expressão corporal.

Por fim, Marcela Costa, do Arquivo Biblioteca da Madeira, fez com que os seus formandos, miúdos e graúdos, brincassem com textos, criassem personagens, ensinando-lhes alguns segredos da composição do texto dramático. Tem sido, de facto, uma semana enriquecedora ao nível das artes dramáticas.