
A Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço comemora esta sexta-feira mais um aniversário. Para assinalar a data, alunos e professores de Inglês têm patente uma exposição sobre os Estados Unidos da América, fruto de um exaustivo trabalho de pesquisa levado a cabo pelas mais de 50 turmas daquele estabelecimento escolar.
A iniciativa integra-se na Semana Cultural comemorativa do Dia da Escola (2 de março). Subordinada ao tema “Getting to know the United States of America”, a exposição coletiva vem dar continuidade a uma sequência de mostras anteriores dedicadas a países de expressão inglesa. Com início em 2014-15, este “périplo” cultural já visitou a África do Sul, a Austrália e o Canadá.
Pretende-se com este projeto consciencializar os alunos para o papel fundamental da língua inglesa no mundo académico, profissional, cultural e das novas tecnologias. Além disso, querem os docentes promover o contacto dos alunos, neste ano letivo em particular, com a cultura e realidades norte-americanas, dado o mediatismo que se tem gerado em torno de várias situações polémicas a nível político, social e económico, e que têm provocado alguns questionamentos e inquietações.
Tendo em conta que os EUA são constituídos por cinquenta estados e um distrito federal, a que corresponde a capital – Washington D.C. -, o grupo de professores de Inglês decidiu desenvolver um projeto único que envolvesse todos os alunos de 2º e 3º ciclos, abrangendo o total das suas 52 turmas.

A título de exemplo, este projeto conjunto permitiu desenvolver ao nível dos 5º e 6º anos, não só competências de língua num contexto real, como ainda aprimorar metodologias de investigação na área das TIC. Ao nível dos 7º, 8º e 9º anos, os alunos puderam demonstrar competências já adquiridas, quer no que se refere à competência linguística na língua estrangeira como na utilização das novas tecnologias na realização do trabalho de pesquisa, seleção de conteúdos pertinentes, organização de ideias, recolha de imagens e layout para a exposição.
Outra mais-valia deste trabalho foi o facto de os alunos terem trabalhado em equipa, o que contribuiu para a promoção do espírito colaborativo, a gestão do tempo e do ritmo de cada um e a partilha de conhecimento, sendo realizado, na íntegra, em sala de aula com o apoio dos respetivos professores. Os responsáveis pela iniciativa destacam o facto de, para além do alargamento de horizontes culturais, ter sido possível criar um espaço para o crescimento pessoal e social dos alunos.
É de referir que alguns docentes têm já aproveitado a exposição, que ocupa todo o corredor central da escola, para realizar com as suas turmas algumas visitas “guiadas”, sendo que os “guias” são as diferentes equipas que têm apresentado o resultado do seu trabalho ao resto da turma.

Com um vasto programa de atividades, a Semana Cultural da Escola do Caniço tem vindo, desde 26 de fevereiro, a divulgar o trabalho realizado pela comunidade educativa. As comemorações terminam amanhã com o Dia da Escola.