Estudantes da Escola Jaime Moniz realizaram viagem cultural a Roma

Fotos Vanda Bastos Martins.

 

Um grupo de estudantes da Escola Secundária Jaime Moniz realizou uma viagem cultural a Roma, orientada pelas docentes Vanda Bastos Martins e Graça Vieira.

Integrada no Programa Educação e Cultura, a viagem«Rumo a Roma», que se realizou de 10 a 14 de fevereiro, inseriu-se no Plano de Atividades elencado para o ano de 2018, Ano Europeu do Património Cultural, promovido pela Coordenação das Atividades de Complemento e Enriquecimento Curricular da Escola Secundária Jaime Moniz, de que é coordenadora Vanda Bastos Martins.

Os estudantes tiveram a oportunidade de visitar vários pontos da “Cidade Eterna-Um Museu a Céu Aberto”, enriquecendo desta forma os seus horizontes culturais.

Segundo uma nota remetida à comunicação social, “a ideia de consagrar o ano de 2018 à causa do património cultural, realçando os seus contributos positivos nas mais diversas áreas, constitui não só uma forma de consolidação das suas matrizes de identidade histórico-cultural, mas também de entendimento das suas raízes mais originárias de ordem espiritual, que servem de alicerce sólido e profundo, sobretudo às gerações mais novas. Nesse sentido, pretende-se realçar não só os valores do património natural e o modo como o ambiente influencia e modela os estilos de vida das pessoas, contribuindo para o seu bem-estar e crescimento socioeconómico, mas também aprender a olhar os espaços mais próximos e longínquos, apreciando a sua beleza e observando os diversos lugares como portadores de significado. O íntimo ligame entre património natural e património cultural, a que Papa Francisco na sua Encíclica Laudato Sì faz ampla referência, é também uma das principais prioridades da Agenda Europeia para a Cultura”.

A coordenadora da iniciativa, Vanda Bastos Martins, também enquadrou a viagem no âmbito de uma abertura à cultura. “A causa do Património Cultural, merece especial atenção junto aos Jovens, razão pela qual, as atividades culturais e educativas que se desenvolvam tenham fundamental importância pedagógica e formativa no âmbito de uma Cultura de Cidadania, promotora do diálogo intercultural, do apreço pelos bens culturais que são património da Humanidade e pela sensibilização à necessidade da sua conservação, preservação e defesa”.

Os estudantes retomaram a atividade letiva, desta feita mais enriquecidos com as imagens de Roma e com a sua mundividência cultural, berço do Renascimento, contactando “in loco” com os verdadeiros ícones da época de quinhentos, entre outros.