Acção de formação em didáctica da Educação Física em Março na UMa

A Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da Madeira (FCS-UMa), com o apoio do Centro de Desenvolvimento Académico, organiza em Março de 2018, a 2ª Açcão Científico-Pedagógica Colectiva, este ano dedicada à “Didáctica da Educação Física: Propostas de Operacionalização”.

Esta actividade decorrerá nos dias 10 e 17 de Março, entre as 9h e as 18h30, na Sala do Senado, no piso -2 do Campus da Penteada. A mesma visa fornecer uma abordagem prática, facilmente aplicável através de situações de aprendizagem que procuram acompanhar as tendências evolutivas culturais de uma sociedade em constante mudança, refere uma nota de imprensa.

Insere-se no âmbito do Estágio Pedagógico do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da UMa e será realizada pelos alunos estagiários, com a supervisão dos orientadores científicos e cooperantes e com a colaboração de prelectores convidados.

O programa desta acção inclui cinco módulos com componentes teórico-práticas e cinco conferências sobre temas chave na área da Educação Física.

A conferência de abertura será proferida por Elsa Fernandes, vice-reitora da UMa, que abordará “Ambientes de Aprendizagem Inovadores como Recurso Pedagógico”. A conferência seguinte, da responsabilidade de Luísa Carvalho, da Escola Secundária Jaime Moniz, incidirá sobre o “Sistema Educativo Português: os últimos 30 anos”. No segundo dia, Amândio Graça, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, falará sobre “Ensinar, Aprender e Avaliar em Educação Física – os desafios do presente”, e Élvio Gouveia, da FCS-UMa, irá abordar a temática “Perspectivas de Investigação no Ensino da Educação Física: o exemplo do estágio pedagógico”. A conferência da tarde será proferida por Luís Gaspar, da Direcção Regional de Educação, que irá discursar sobre “Ambientes Inovadores de Aprendizagem – uma pequena perspectiva”.

Esta iniciativa engloba-se na formação contínua de educadores e de professores e aguarda validação pela Secretaria Regional de Educação, em 16 horas, para os grupos de recrutamento 160, 260 e 620.

A participação está sujeita a inscrição prévia até 9 de Março, através do endereço electrónico https://goo.gl/RsCu4o. Para o público em geral, externo à universidade, e para os estudantes da UMa que requeiram certificado, a acção custa cinco euros. Para os restantes estudantes da UMa, a participação é gratuita.