Romance aborda vida de freira madeirense do princípio do século XIX

O Museu A Cidade do Açúcar, no Funchal, acolhe a 1 de Fevereiro, às 17 horas, o lançamento de um livro intitulado “Destinada à Clausura”, da autoria da madeirense Maria Helena do Carmo. A apresentação estará a cargo de Graça Alves, do Centro de Estudos e História do Atlântico – CEHA.

Editado pela “Arandis Editora”, este romance pretende retratar dezoito anos da vida de Maria Clementina de Vasconcelos, a mais bela freira do Convento de Santa Clara e de toda a ilha da Madeira. Sofreu a clausura por sujeição à autoridade paterna, viu limitada a sua liberdade pela condição da mulher na primeira metade do século XIX e pelas revoluções políticas da época, esclarece uma nota de imprensa.

O contexto retrata aspectos do quotidiano citadino e monástico, sempre com um enquadramento histórico determinante para o decorrer da acção.

Maria Helena do Carmo nasceu no Funchal a 12 de Outubro de 1941 e reside actualmente em Porches, no Algarve.

Começou a sua actividade profissional como locutora durante os anos de 1960-61 em Goa, e foi daí que partiu para Angola, onde anos mais tarde exerceu o cargo de coordenadora de programas da Emissora Oficial de Angola.

É licenciada em História e Mestre em Língua e Cultura Portuguesa – Variante História, na Universidade de Macau. Escreveu a dissertação publicada em 1999 sobre “Os interesses dos Portugueses em Macau na primeira metade do Século XVIII”.

Actualmente, é professora na Academia Cultural Sénior de Lagoa, tendo ao longo da sua carreira exercido a função de professora do Ensino Secundário nas disciplinas de História e Português, em países de África, em Macau e Portugal.

Este não é o primeiro livro publicado por Maria Helena do Carmo, que já redigiu obras como “Mercadores do Ópio – Macau no tempo de Quianlong”, “A Ilha do Ouro, viagem de Emanuel Godinho de Herédia à Índia Meridional”, “Bambu Quebrado”, “No coração do Algarve”, “A Jornada de Mestre Gamboa” e “Estórias de Amor em Macau”.