Projecto aCORDE promove cordofones tradicionais madeirenses

A Secretaria Regional de Educação/ Direcção Regional de Educação quer avançar com um projecto inédito cujo objectivo é a comemoração e promoção dos cordofones tradicionais madeirenses. Intitulado “aCORDE! – na promoção dos cordofones tradicionais madeirenses”, este evento será operacionalizado pela Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia (DSEAM) e decorrerá na Assembleia Legislativa da RAM entre os dias 29 de Janeiro e 3 de Fevereiro.

A partir deste projecto, pretende-se instituir o Dia Regional dos Cordofones Tradicionais Madeirenses, a 4 de Fevereiro, homenageando o autor Carlos Santos – com a data da publicação do seu livro “Tocares e cantares da ilha” em 1937. “A definição de um dia específico para abordar esta temática trará uma maior consciencialização da população sobre a importância de preservação e divulgação dos cordofones tradicionais madeirenses, reforçará o turismo cultural e científico-pedagógico, consagrará e salvaguardará a história dos cordofones tradicionais madeirenses, enaltecerá e motivará os artistas que criam, executam e compõem para estes instrumentos e defenderá a sua origem e a dos instrumentos que dele advêm, como o ukulele e o cavaquinho brasileiro”, refere a DSEAM em comunicado.

À frente deste evento está uma equipa de colaboradores da DSEAM que programaram uma semana dedicada aos cordofones tradicionais madeirenses, contando com o apoio de várias instituições e organismos. A ALRAM acolhe o projecto, que conta ainda com outras instituições ligadas ao ensino e divulgação dos cordofones tradicionais madeirenses, tais como o Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Associação Musical e Cultural Xarabanda, Associação Grupo Cultural Flores de Maio, Grupo de Folclore de Machico, Orquestra Clássica da Madeira – Associação Notas e Sinfonias Atlânticas, entre outras.

Neste evento, o público poderá assistir a vários momentos musicais, lançamento de edições e conferências, visitar a exposição sobre a temática e as escolas poderão frequentar workshops de prática instrumental.

 

O programa principia no dia dia 29, pelas 14h30, com a abertura da exposição “aCORDE! – em defesa dos cordofones tradicionais madeirenses” (patente de 29/01 a 03/02)

às 15h00, haverá uma Mesa-redonda: “Tocares e cantares da ilha: passado, presente e futuro”, com Paulo Esteireiro, Mário André Rosado, Vítor Sardinha e Roberto Moniz. Duarte Rebolo será o moderador.

Uma hora depois, proceder-se-á à apresentação do livro “Si que Brade – repertório”. Às 16h30, haverá um concerto interactivo com o Si Que Brade e Escola Básica e Secundária da Ponta de Sol.

Já para o dia 30 está prevista uma conferência de Vítor Sardinha, às 16 horas, intitulada “A viola de arame – práticas e contextos”. Meia hora depois, haverá um recital com alunos do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira.

Nos dias 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro, das 14h30 às 15h30 e das 16 horas às 17 horas, respectivamente, realizar-se-á um seminário sobre a prática dos cordofones, dividido em dois módulos.

 

A 2 de Fevereiro, está previsto, pelas 17 horas, um recital “Cordofonistas de eleição”, com Roberto Moritz (braguinha), Roberto Moniz (rajão) e Vítor Sardinha (viola de arame). Pelas 17h15 será feita a entrega de prémios pelo secretário regional da Educação, Jorge Carvalho, e pelo presidente da ALRAM, Tranquada Gomes.

São estes o Prémio “Carlos Santos”, pela promoção dos cordofones tradicionais madeirenses, e o Prémio “Cândido Drumond de Vasconcelos”, pela interpretação dos cordofones tradicionais madeirenses.

Às 17h45 actuam grupos de cordofones de escolas do 1.º CEB e de associações culturais.

Finalmente, a 3 de Fevereiro, pelas 18h00, realizar-se-á um concerto da “Madeira Camerata” com o solista Roberto Moritz, na braguinha.