Atropelamento ligeiro no centro do Funchal; viaturas de emergência com grande dificuldade em passar

Fotos LR

Um atropelamento, que à partida terá sido ligeiro e sem consequências de maior, registou-se há pouco no cruzamento da Rua do Bom Jesus com a Rua da Conceição. Aparentemente e tanto quanto o Funchal Notícias conseguiu apurar, um automóvel terá dado um toque supostamente ligeiro numa senhora que atravessava a rua, sendo todavia o suficiente para a desequilibrar, fazendo-a cair e causando-lhe dores. A cidadã, que se apresentava queixosa das pernas e também do pescoço, foi socorrida pelos Bombeiros Voluntários Madeirenses, que fizeram deslocar para o local uma ambulância. Seguiu-se à mesma uma viatura da Polícia de Segurança Pública, que tomou conta da ocorrência. Um outro elemento da PSP entretanto chegou também de motorizada ao local.

O acontecimento gerou alarme, pelo ruído insistente das sirenes no centro da cidade em hora de ponta. E ao repórter do FN, que observava, foi realmente doloroso verificar a dificuldade que as viaturas de socorro tiveram em chegar ao local. Por várias razões. Em primeiro lugar, a Rua do Bom Jesus encontra-se bloqueada dos dois lados com pinos de metal pintado de verde, que têm por objectivo impedir os automóveis de estacionar sobre os passeios. Logo, quem se encontrava naquela artéria estava bloqueado dos dois lados e pelos carros que estavam à frente e atrás, não podendo afastar-se para facilitar a passagem dos bombeiros e da polícia.

Mais atrás, na Rua João de Deus, frente à Escola Secundária Francisco Franco, o problema era o mesmo, mas só de um lado, o lado norte, onde os pinos impedem o estacionamento indevido de viaturas automóveis – e também não facilitam nestes casos de emergência. Já do lado sul, onde não há ainda pinos de metal, múltiplos condutores permaneceram parados, plácidos e serenos, no mesmo local, enquanto as sirenes gritavam atrás de si pela necessidade de abrir caminho. Nas noites de festa no centro do Funchal, como a Noite do Mercado, ninguém hesita em pôr os carros em cima do passeio e bloquear a passagem dos peões. Já com bombeiros e polícia atrás, a fazer grande alarido, ainda há muitos condutores que não pensam sequer em subir o passeio… Caricato.

Registe-se, neste sentido, a ajuda preciosa que um cidadão, por acaso caixa num supermercado da baixa, deu incentivando os condutores a subirem o passeio para apressar a passagem das viaturas de emergência. É que poucos pareciam interessados em fazê-lo… e só com aparente insistência lá o fizeram.

Estes pinos verdes dificultam a passagem das viaturas de emergência

Em circunstâncias de emergência, em hora de ponta, os pinos que se destinam a impedir o estacionamento em cima do passeio funcionam de modo péssimo e potencialmente perigoso. Fica aqui o alerta.

A senhora acidentada, depois de socorrida no local, foi conduzida às urgências do Hospital, para observação e tratamento.

Foto Catarina Rocha