Botânicos madeirenses participaram em encontro internacional em Cabo Verde

 

O Grupo de Botânica da Madeira (GBM) participou no “European Meeting of Phytosociology Biogeography and Syntaxonomy of the Atlantic Regions” (Phytos 2017), que decorreu em Cabo Verde, de 3 a 11 de Novembro, refere uma informação à comunicação social.

O GBM fez-se representar nos trabalhos do congresso por Albano Figueiredo, Miguel Sequeira, Jorge Capelo, e Carlos Góis Marques, os quais apresentaram três comunicações orais e duas sobformato de painel, onde foram expostos os mais recentes avanços no conhecimento relativos à evolução da floresta nativa madeirense, às influências antrópicas históricas, e ao futuro da floresta e vegetação sob o cenário das alterações climáticas.

Os quatro elementos do GBM participaram também numa expedição geobotânica à ilha do Fogo, onde foi possível observar a flora e vegetação desta ilha, em comunidades desde o nível do mar até ao topo do pico do Fogo a mais de 2800 metros de altitude. De salientar que a ilha do Fogo teve a sua última erupção vulcânica em finais de 2014, tendo sido devastadas duas localidades que ficaram soterradas por derrames lávicos.

O GBM está sediado na Faculdade de Ciências da Vida da Universidade da Madeira e agrega vários investigadores com o interesse comum de estudar o passado, presente e futuro da flora e vegetação do arquipélago da Madeira, estendendo os seus interesses à região biogeográfica da Macaronésia.