Albuquerque e empresários na África do Sul assistem a Festa da Flor com design inspirado na Madeira

Imagens da Festa da Flor no Free State, África do Sul. (fotos in Facebook Ricardo Vieira).

O presidente do Governo Regional continua a sua visita à África de Sul, juntamente com uma comitiva de empresários e outros madeirenses, à província de Free State. Uma visita de lazer mas, acima de tudo, de negócios para pôr preto no branco contratos com empresários que operam na África do Sul, num incremento de relações bilaterais, antes que haja uma iminente viragem no governo local, após a realização do congresso do ANC, ainda este ano.

Albuquerque procura tirar partido da excelente relação que mantém com o governador da província do Free State, E.S Magashule, numa cooperação útil para ambos os lados, que já soma dois anos.

Primeiro, os sul-africanos vieram à Madeira saber como se faz. Gostaram do cartaz da Festa da Flor e replicaram-no o ano passado no estado de Free State. Este ano, a homenagem à flor, com design madeirense, repetiu-se ontem, na presença de Miguel Albuquerque e comitiva, naturalmente com o anfitirão E.S Magashule. Um desfile marcado pela profusão de cores, pela criatividade e com um sabor bem madeirense.

O evento foi muito participado e aplaudido pela população local, como o FN divulga através das imagens registadas por Ricardo Vieira, da Abreu Advogados, que também integra a comitiva que viajou até à África do Sul.

Hoje, a visita termina com a inauguração da Rua Padre Balink, uma figura que liderou projetos de desenvolvimento comunitário em Tumahole. Desempenhou um papel muito importante na comunidade. Ajudou os pobres e foi altamente envolvido em garantir que as pessoas que viviam com HIV / AIDS não fossem deixadas para trás e fizessem parte da comunidade. Assim, para hoje, está programado o corte da fita e o descerrar da Pedra Memorial do Padre Balink.

Momento da visita do governante sul-africano à Madeira, para assistir à Festa da Flor na Região. Foto Rui Marote/Arquivo FN.

Albuquerque e comitiva deixam a África de Sul no final desta tarde.