Silvestre Abreu pede aos alunos do “Liceu” opção pelo exercício e alimentação saudável

O médico endocrinologista Silvestre Abreu fez hoje uma palestra na Escola Secundária Jaime Moniz sobre a problemática da diabetes e outras doenças associadas, assinalando assim o Dia Mundial da Diabetes. Uma forma de elucidar os jovens sobre a problemática da diabetes e a necessidade de haver uma mudança urgente de mentalidades e consequentemente de hábitos, em nome da saúde pública.

O presidente do Conselho Executivo, Jaime Moreira, enalteceu a importância dos contributos do orador – uma presença regular na ESJM – no sentido de formar o aluno de forma integral, dando particular atenção aos cuidados com a saúde. Daí a aposta no Projeto da Saúde, como uma forma de formar os estudantes para uma vida saudável também na escola.

Silvestre Abreu, que foi à ESJM a convite dos docentes que coordenam o Projeto da Saúde, António Freitas e Elisabete Cró, deu a tónica das estatísticas alarmantes da diabetes em Portugal e no mundo, fruto de uma errada alimentação e sedentarismo. Em contraponto, apelou aos jovens para que escolham hábitos saudáveis, como a alimentação equilibrada e a prática regular de exercício físico.

Com facilidade de comunicação, diapositivos bem elucidativos de um fenómeno preocupante em Portugal como a diabetes, e deixando várias dicas à plateia, o diretor do Serviço de Endocrinologia do SESARAM defendeu que nunca é tarde para rever escolhas erradas, baseadas numa sociedade de consumo, que acumula bens em excesso e se descuida na alimentação. Uma mensagem que chegou aos estudantes, também eles a consumirem com frequência refrigerantes e doces, em vez das refeições regulares e caseiras. Depois, os gastos nos ginásios para queimar calorias. Um trabalho de sensibilização de jovens e adultos que deverá ser contínuo.