Judo madeirense em bom plano em Vigo com Raquel Andrade a trazer a medalha de prata

Foto Paula Saldanha.

Realizou-se nos dias 06 e 07 de Outubro de 2017, a Super Copa de Vigo, organizada pela Federación Gallega de Judo, onde participaram 7 atletas madeirenses, representantes de 3 clubes.

Segundo uma nota de imprensa, Raquel Andrade e Marco Vieira foram convocados pela Federação Portuguesa de Judo, por terem sido recentemente campeões nacionais da sua categoria.

Foram a Vigo, do Clube Naval (CNF): Afonso Gonçalves (-73Kg)
Do Judo Clube da Madeira (JCM): Beatriz Caires (-52Kg), Leonor Gomes(-52Kg), Raquel Andrade (+70Kg), Marco Vieira (-81Kg).
Do Grupo Desportivo da Apel (GDA): João Pedro Martins (-50Kg), Ana Nunes (-52 Kg)

Destaque para Raquel Andrade que regressou à Madeira de Prata ao peito e Marco Vieira que alcançou um 7.º lugar, num escalão etário superior ao seu, considerando que este jovem atleta ainda é juvenil, mas que este fim de semana se iniciou nas competições de cadetes.

Acompanhou os atletas, a treinadora Paula Saldanha.

No cômputo geral, a participação dos mesmos foi bastante positiva, traduzida numa nova experiência para os atletas, numa prova de reinício de época, preparando-os para as provas de apuramento dos campeonatos nacionais de 2018, nos escalões etários de cadetes.

Da avaliação da técnica acompanhante, todos os atletas estiveram à altura dos seus adversários, mas em alguns casos, só a falta de experiência os derrotou.

Formação na Madeira

Já na Região, realizaram-se duas formações, uma dirigida aos árbitros regionais e outra dirigida aos treinadores com a temática da arbitragem, para apresentar as alterações às regras de arbitragem.

Estas formações foram ministradas pela árbitra internacional e Presidente da Comissão Associativa de Arbitragem, Paula Saldanha, pelo Árbitro Nacional Ricardo Pimentel e pelo árbitro regional e Vogal da Comissão Associativa de Arbitragem, Marco Teixeira.

De referir que estes três árbitros participaram no Estágio Nacional de Arbitragem que decorreu em Beja, a 09 de Setembro.