Governo da República promove na Madeira sessão de Orçamento Participativo Jovem Portugal

A Secretaria Regional de Educação, através da Direção Regional de Juventude e Desporto, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude, sob a tutela da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto, realizam no próximo dia 9 de outubro, pelas 18h00 no Colégio dos Jesuítas, o Encontro de Participação, que se encontra a ser implementado nos diversos distritos do país.

Até 29 de outubro, jovens nacionais ou estrangeiros a residir legalmente em Portugal, com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos, inclusive, poderão apresentar propostas de investimento público, até um montante máximo de 75 mil euros. As áreas temáticas definidas são diversas e variam desde o desporto inclusivo, a educação para as ciências, a inovação social e a sustentabilidade ambiental, devendo beneficiar mais do que um município.

O Orçamento Participativo Jovem Portugal (OPJP), desenvolvido pelo Governo da República Portuguesa consiste num processo de participação democrática, com uma dotação de 300 mil euros para projetos que serão propostos e decididos pelos jovens.

A apresentação de propostas poderá ser realizada de diversas formas, nomeadamente durante os vinte Encontros de Participação, em todo o território nacional, ou online, através da página opjovem.gov.pt.

Após a recolha das propostas, o Instituto Português do Desporto e Juventude, entre 6 e 27 de novembro, divulgará a lista provisória de projetos a colocar a votação, para que os interessados possam conhecer os resultados e eventualmente apresentar reclamações.

O período de votação pública das propostas finalistas decorre de 27 de novembro a 22 de dezembro, podendo ser feita através da página do OP Jovem e de SMS. No final do ano, de 26 a 29 de dezembro, será realizada uma sessão pública de apresentação dos projetos vencedores.

Na sessão regional estão inscritos 70 jovens, que veem nesta iniciativa uma oportunidade de concretização de medidas para a Juventude da RAM.