Desfolha do milho no Parque Temático em Santana a 24 de setembro

No próximo domingo, dia 24 de setembro,  terá lugar no Parque Temático da Madeira, pelas 15h00, a representação tradicional da desfolha do milho em parceria com a Associação Cultural Lírios do Norte.

Segundo uma nota de imprensa hoje divulgada, esta atividade tem como objetivo a representação genuína e tradicional da atividade, na qual se pretende dar a conhecer  e envolver os visitantes no desfolhar do milho. Pretende-se representar também toda a envolvência típica que juntava os vizinhos, que nestes momentos de trabalho, passavam o tempo com cantigas típicas.

Nesta iniciativa, que não é apenas representativa mas que permite a participação dos visitantes do Parque Temático, será criado o gastalho que é feita de pau seco onde depois de desfolhado o milho é colocado a secar ao sol.

O milho é uma das culturas mais representativas do Concelho de Santana e que tem um processo bem enraizado junto da população local, nomeadamente na plantação, desfolha e embagamento. Estes dois últimos processos foram durante muitos anos atividades comunitárias que tem por base, a inter-ajuda entre as pessoas.

Esta representação é uma forma de dotar o Parque Temático, de um vínculo cada vez mais efetivo à tradição e cultura quer do concelho, quer da região. Por outro lado, tem por objetivo estimular o envolvimento de mais pessoas nas atividades no Parque.  A ideia em torno destas iniciativas é o de “ser local por um dia”, permitindo que turistas e Madeirenses possam vivenciar e participante nas atividades mais genuínas locais.

A desfolha do Milho é mais uma atividade do ciclo de representações etnográficas da Madeira e de Santana que o Parque Temático tem vindo a apostar como marca distintiva do espaço de turismo que eleva a história e a cultura da Madeira em complemento com todas as outras atrações do Parque, nomeadamente às atividades de entretenimento e de lazer.

Paralelamente a esta atividade esporádica nesse mesmo dia, e como acontece todas as sextas e domingos do ano, tem lugar a confecção tradicional do pão de Santana numa cozinha tradicional a lenha, entre as 10h e as 14h. Esta também é uma atividade aberta e passível de participação e envolvimento dos visitantes.

O Parque Temático da Madeira é um empreendimento sob tutela das Sociedades de Desenvolvimento que enaltece a história e a cultura da Madeira. É um espaço de mobilidade acessível e ideal para famílias, que pode ser visitado todos os dias, com preços que variam entre 1 e os 6 euros. No caso destas atividades tradicionais os visitantes no dia 24 de setembro podem participar por apenas 1€.