Diretor revela que 93% dos candidatos conseguiram colocação no ensino superior público e vem aí a segunda fase de candidaturas

João Costa e Silva regista com agrado a procura dos jovens pelo Gabinete de Ensino Superior para a busca de informação e orientação,

Dos 1502 estudantes que concorreram, 1350 (90%) dirigiram-se à Rua das Hortas para aí apresentar a sua candidatura, onde puderam contar com a ajuda, informação e orientação dos técnicos. Segundo revela o diretor do Gabinete do Ensino Superior, João Costa e Silva, “mais uma vez, os candidatos da Região Autónoma da Madeira, na hora de apresentarem a sua candidatura ao ensino superior, manifestaram a sua confiança nos serviços prestados pelo Gabinete do Ensino Superior”.

Uma vez conhecidos os resultados da primeira fase de acesso ao ensino superior, os resultados da Madeira são muito positivos. Segundo João Costa e Silva, ” 93% dos candidatos da Região Autónoma da Madeira obtiveram colocação no ensino superior público, 475 na Universidade da Madeira e 907 nos estabelecimentos de ensino superior fora da Região, num total de 1382 que conseguiram a admissão à universidade”.

Os cursos que registaram mais colocações foram os de Gestão, Medicina, Engenharia Informática, Enfermagem e Direito.

As matrículas dos estudantes colocados no âmbito da 1ª fase do concurso nacional acesso ao ensino superior público decorrem nos estabelecimentos de ensino superior de 11 a 15 de setembro.

João Costa e Silva explica também que “os estudantes da Região, colocados em estabelecimentos de ensino superior dos Açores ou do Continente, têm um prazo suplementar até ao dia 22 de setembro para realizar a matrícula, desde que, obrigatoriamente, se desloquem ao Gabinete do Ensino Superior até quinta-feira, dia 14 de setembro, para procederem ao preenchimento e assinatura de uma declaração de intenção de matrícula”.

Candidaturas à segunda fase

Tal como nos anos anteriores, o Gabinete do Ensino Superior da Madeira promove e assegura a realização das candidaturas ao ensino superior público no próprio Gabinete, onde os estudantes podem contar com apoio técnico e especializado e com a informação e orientação necessárias, com vista ao sucesso da sua candidatura.

Em 2017, as candidaturas da 2ª fase decorrem de 11 a 22 de setembro através do sistema online.

Os candidatos da RAM que pretendam apresentar a candidatura no Gabinete do Ensino Superior, deverão fazê-lo de acordo com a seguinte ordem alfabética dos nomes próprios:

12 de setembro – de A a C

13 de setembro – de D a F

14 de setembro – de G a L

15 de setembro – de M a R

18 de setembro – de S a Z

Os documentos necessários são os seguintes:

Cartão de Cidadão;

Senha de acesso;

Ficha ENES, caso não tenham concorrido na 1ª fase.