Resultado: Colocado na Universidade!

Após os resultados nos exames do ensino secundário, um novo desafio: a entrada confirmada na universidade. Foto arquivo FN.

E o mistério acaba por ser desfeito, com muitos dias de ansiedade pelo meio. Os estudantes acabam de ser notificados no seu email sobre os resultados das suas candidaturas ao ensino superior e muitos deles fazem já as malas rumo ao continente para entrar no mundo da universidade. A festa faz-se por aqueles que são colocados na sua primeira opção de candidatura.

“Colocado” é a palavra mágica que chega ao correio eletrónico dos estudantes, 24 horas antes da hora oficial para a divulgação dos resultados por parte da Direção Geral de Ensino Superior. A festa já se faz com difusão até nas redes sociais.

Foram colocados cerca de 45 mil alunos na primeira fase e a nota mais alta é de engenharia espacial do Instituto Politécnico.

Dos 52434 candidatos .foram colocados cerca de 44.914 mil alunos, o maior número de colocados de sempre. Engenharia espacial tem a nota mais alta de colocação, sendo que o último aluno entrou neste curso com 18,8 valores, no Instituto Superior Técnico.

Outro dado relevante é que a Universidade do Porto tem três cursos entre os cinco com  maior média de acesso. A área das ciências e da comunicação têm este ano um acréscimo de procura por parte dos estudantes.

Segue-se a etapa de procura de alojamento e de matrícula nas universidades. Uma viragem substancial na vida dos jovens estudantes que ingressam agora no ensino superior.

Mas há ainda uma segunda fase de candidaturas para aqueles que não conseguiram entrada no curso pretendido. Mais uma alternativa que será certamente aproveitada por muitos estudantes.