Diocese do Funchal celebrou ontem no Curral das Freiras o dia do catequista

Fotos Diocese do Funchal

O Dia Diocesano do Catequista , realizado este sábado (10 de junho) na paróquia do Curral das Freiras, teve como tema a relação entre “liturgia e catequese”. Uma conferência desenvolvida pelo cónego Luís Manuel Pereira da Silva, especialista em Liturgia e docente na Universidade Católica, que lembrou as várias “interpelações” colocadas pela liturgia à vida da Igreja, ao mesmo tempo que alertou para o perigo de uma “catequese que não inicia à liturgia” não promove a “celebração da fé”. Neste contexto, explicou que a “liturgia” é mais do que simples “ritos e cerimónias”, pois, como afirmou o Concílio Vaticano II: “A liturgia é a história da salvação no hoje da Igreja; é a celebração do mistério pascal de Cristo; é a presença e ação de Cristo na comunidade cristã que celebra; é uma ação conjunta de Cristo e da Igreja; e é (já) um pré-saborear da liturgia do céu”.

Perante as centenas de catequistas que participaram neste Dia Diocesano, o cónego Luís Manuel Pereira da Silva, pároco da Sé de Lisboa, realçou que a “catequese é para celebrar”, é fundamental que os catequizados “apreendam o mistério central da fé” e que o ensino da catequese “não é uma aprendizagem de noções”, mas uma “vivência em comunidade” para que se “transforme em vida”.

“As celebrações litúrgicas não são apêndices, mas pontos de chegada e partida para toda uma vida da fé, de seguimento de Cristo”, considerou. Neste sentido, é importante conhecer a “tradição da Igreja” e recuperar a vivência do “domingo”.

Em conclusão: liturgia e catequese devem andar de “mãos dadas” ou “a par uma da outra”; é necessário ter em conta o que celebramos e dar exemplo do que se ensina, em correspondência com as diversas etapas do “crescimento espiritual” das crianças, jovens e adolescentes, frisou.

O “Dia Diocesano do Catequista” (organizado pelo Departamento de Catequese, dirigido pelo padre Héctor Figueira) instituiu-se com a entrada de D. António Carrilho na diocese (maio de 2007) e ao longo destes anos tem-se realizado em várias localidades da Madeira, em clima de convívio e de festa, como aconteceu também hoje com a colaboração do Grupo de Folclore do Curral das Freiras, e onde são homenageados catequistas com 25 e 50 anos ao serviço das comunidades paroquiais.