Imposição de condecorações amanhã no Palácio de São Lourenço

Maria Isabel Saraiva de Moura de Mendonça, o Pe. João Vieira e a Associação de Futebol da Madeira serão amanhã as entidades, individuais e colectivas, agraciadas com o grau de Comendador da Ordem do Mérito, com o grau de Comendador da Ordem da Instrução Pública e com o título de Membro Honorário da Ordem do Mérito, respectivamente. Estas distinções serão atribuídas em cerimónia presidida pelo representante da República para a Madeira, Ireneu Cabral Barreto, no 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

O programa inclui uma homenagem às comunidades, precisamente pouco depois das 10h45, quando se procederá, na Avenida Zarco, ao hastear da bandeira nacional. A homenagem realiza-se na Avenida do Mar, junto ao “Monumento ao Emigrante Madeirense”.

 

Já no pátio central do Palácio de São Lourenço, às 11H15, actua a Banda Militar da Madeira. Segue-se então a cerimónia de atribuição de distinções honoríficas concedidas pelo presidente da República, no Salão Nobre. Actuam, na oportunidade, o Coro de Câmara da Madeira e a Banda Militar, na interpretação dos hinos nacional e da Região.

Ireneu Cabral Barreto profere nessa altura uma alocução alusiva à efeméride, seguida da leitura do texto que obteve o primeiro prémio no concurso “Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas” pela sua autora, Ana Margarida Figueira e Castro, aluna do 9º. Ano da Escola Básica dos 1º., 2º. e 3º. Ciclos com Pré-escolar Bartolomeu Perestrelo.

Recorde-se que o representante da República, pretendendo associar as gerações mais novas às comemorações do dia 10 de Junho, instituiu em 2013 o supracitado concurso, destinado aos alunos do 9º ano de escolaridade e do ensino secundário, dos cursos gerais ou profissionalizantes do ensino público e privado.

Em 2017, o Júri de avaliação, designado pelo dignitário para avaliar os textos apresentados, foi constituído pelos escritores Irene Lucília Mendes de Andrade e Agostinho Lídio Gonçalves Araújo e por Anabela Nóbrega Coelho Abreu Pita.

Antes da entrega das condecorações, haverá lugar a um momento de declamação, numa intervenção alusiva aos temas evocados por esta efeméride, por Pedro Sobrinho, Mariça Silva e Pedro Araújo, alunos do Curso Profissional de Teatro do Conservatório – Escola das Artes.

Segue-se então a imposição das condecorações, dando-se depois seguimento ao encerramento da cerimónia, com apresentação de cumprimentos aos agraciados e um Madeira de Honra.