Alunos de Design da UMa colaboram com a CMF em projecto revitalizador da Rua das Pretas

Rua das Pretas

Os alunos do curso de Design da Universidade da Madeira, como projecto de final de curso, estão a organizar um evento que terá lugar no dia 9 de Junho pelas 18 horas, na Rua das Pretas e no centro comercial São Pedro. O acontecimento irá exibir os projectos concebidos por sete equipas, os quais visam contribuir para a revitalização comercial desta rua. Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal, juntamente com os alunos do 3º ano de Design da UMa.
“Acontece na Rua das Pretas”, refere-se, “é uma exposição onde podem ser conhecidas propostas que têm potencial de transformar e humanizar este lugar emblemático. A partir da análise da rua e quarteirão envolvente, usando a metodologia Human-Centered Design, sete equipas de trabalho identificaram problemas relacionados com a perda de identidade, de dinâmica social e investimento comercial e com a própria segurança e usabilidade da rua. Um processo de co-criação baseado na partilha de conhecimentos e de recursos que tem como objectivo a valorização de soluções sustentáveis e a criação de estratégias de intervenção pelo Design – um design socialmente responsável”.
A abertura do evento decorre às 18h00 do dia 9 de Junho e prolonga-se até às 20h00 do dia seguinte, segundo informação facultada ao FN.  Todos estão convidados a conhecer os projectos que visam contribuir para a revitalização desta rua: por exemplo, arte
urbana sobre a multiculturalidade étnica; instalações luminosas, paisagens sonoras e mobiliário urbano que podem melhorar a segurança e a usabilidade da rua; lojas com venda de produtos diferenciados e soluções gráficas que agregam e reinventam a identidade do lugar e da comunidade local.
“Esta parceria entre a universidade e o município quer-se alargada no tempo e no espaço de modo a que outras ruas da cidade possam beneficiar de soluções criativas e inovadoras que incentivam o empreendedorismo e ao mesmo tornem o espaço urbano mais atractivo”, dizem os alunos da UMa.