Navio-escola ‘Sagres’ chega amanhã ao Rio de Janeiro, para assinalar o 10 de Junho

foto Rui Marote

*Com Rui Marote

O navio-escola ‘Sagres’, orgulho da Marinha Portuguesa e uma maravilhosa reminiscência dos tempos áureos da navegação à vela, NRP Sagres chega amanhã, dia 8, ao Rio de Janeiro, após ter largado de Lisboa no passado dia 27 de Abril, por forma a estar presente naquela cidade brasileira durante a visita do presidente da República e comandante supremo das Forças Armadas por inerência,Marcelo Rebelo de Sousa, e do primeiro-ministro António Costa, no âmbito do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Após ter efectuado escala nas Canárias e em Cabo Verde, e navegado 4.539 milhas, o navio estará no Rio de Janeiro até 13 de junho, sendo esta a 13.ª visita do navio a esta cidade do Brasil.

O programa da estadia do navio no Rio de Janeiro incluirá múltiplas actividades, incluindo a abertura a visitas e a realização de conferências de imprensa.

 

Na manhã do dia 10 de Junho, será imposta a condecoração Visconde de Mauá ao navio e ao seu comandante. Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa visitarão o NRP Sagres à tarde, por ocasião das comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

O ‘Sagres’ chegará ao Rio de Janeiro amanhã pelas oito horas da manhã, e partirá no dia 13 às 10 horas.

Após largar do Rio de Janeiro, o navio irá visitar a cidade de Santos entre 15 e 18 de Junho, Salvador entre 26 e 29 de Junho (porto onde embarcarão 63 cadetes do 2.º ano da Escola Naval e 5 cadetes de Marinhas estrangeiras, nomeadamente do Brasil, Estados Unidos, Espanha e Marrocos). No regresso a Portugal, o navio visitará a Cidade da Praia, em Cabo Verde, de 15 a 17 de Julho e o Funchal, entre 28 e 31 de Julho, chegando a Lisboa a 5 de Agosto, ao fim de 101 dias de viagem”

O navio-escola Sagres é comandado pelo capitão-de-fragata António Manuel Gonçalves, e efectua esta missão com uma guarnição de 119 militares, informa a Autoridade Marítima Nacional.

O NRP Sagres é um grande veleiro com 90 metros de comprimento, três mastros e armação em barca, construído nos estaleiros navais Blohm & Voss, na Alemanha, em 1937. Celebra 80 anos a 30 de Outubro de 2017, 55 dos quais com a bandeira de Portugal, desde 1962. A sua principal missão é assegurar a formação marinheira dos futuros oficiais da Marinha Portuguesa, complementando a componente técnica e académica ministrada na Escola Naval, visando igualmente a representação da Marinha Portuguesa junto das suas congéneres, a afirmação de Portugal no mundo e o contacto com os portugueses da diáspora nos países e portos que visita, contribuindo para a divulgação da nossa cultura e dos nossos produtos.