“RobôBrava” motiva estudantes da Jaime Moniz para as novas tecnologias

 

Fotos Carlos Freira.
Foto Fátima Marques.

A Escola Secundária de Jaime Moniz acolhe ao longo de todo o do dia o evento “RobôBrava”, destinado a fomentar o gosto dos jovens nas novas tecnologias.

O evento é dinamizado pela Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura e contou com a presença do titular da pasta, Eduardo jesus, bem como do diretor regional da Educação, Marco Gomes. O presidente do Conselho Executivo, Jorge Moreira, orientou a visita à Escola e todos puderam comprovar o fascínio que as novas tecnologias exercem nos estudantes.

Tal como já foi divulgado, o RobôBrava é um projeto da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura (SRETC), através da Direção Regional da Inovação, Valorização e Empreendedorismo (DRIVE). Insere-se no âmbito do futuro “Playground de Tecnologia e Robótica” do projeto Brava Valley e pretende acima de tudo despertar o interesse e o entusiasmo da sociedade com a tecnologia, através da interação ativa dos participantes com o mundo apaixonante da robótica e da programação.

A SRETC/DRIVE conta com o apoio da empresa regional Grupo XIS e com a parceria da Lego Education e da Arabot Hi-Fi (distribuidora da marca em Portugal), além do apoio de alguns municípios.

 Os eventos do RobôBrava são workshops pedagógicos, dinamizados em caráter itinerante em toda a RAM, gratuitos e abertos ao público infantojuvenil. O propósito essencial é fazer interagir crianças/ jovens com robôs LEGO Education, promover a visibilidade de iniciativas de tecnologia, facultar um momento lúdico-educacional às crianças e suas famílias. Tudo através da construção e programação de um robô autónomo. 

Em termos práticos, são disponibilizados kits de robótica LEGO, sendo as crianças orientadas para a construção do Robô e posterior programação com funções lógicas de forma que o robô se movimente e execute ações variadas.