Candidato do PS à CMCL reuniu-se com Eurodeputado

O candidato do PS à Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Amândio Silva, e a vice-presidente do PS-Madeira, Sofia Canha, reuniram-se, esta manhã, com o eurodeputado do PS, Ricardo Serrão, membro da Comissão das Pescas (PECH) no Parlamento Europeu.

Esta reunião teve o intuito de sensibilizar as instâncias europeias para as questões que preocupam os pescadores de Câmara de Lobos. Neste sentido, Amândio Silva questionou o eurodeputado sobre várias matérias, nomeadamente o financiamento necessário para a modernização da frota pesqueira do peixe-espada-preto, assim como para a necessidade de repor as quotas de pesca do peixe-espada-preto para os valores do ano de 2015 (3141 ton/ano).

Amândio Silva abordou também a importância dos estudos científicos relacionados com a sustentabilidade dos stocks do peixe-espada-preto e da sua relação com a técnica de palangre, propôs a criação de um fundo de garantia salarial dos pescadores do peixe-espada-preto da RAM, tendo por objetivo garantir uma época de defeso e defendeu, ainda, a certificação das artes de pesca nas Regiões Ultraperiféricas.

Neste contexto, foi também abordada a questão dos tubarões de profundidade, designadamente a “Gata”, pois, constata-se a introdução de uma quota fixa de 10 ton/ano, quando anteriormente este recurso capturado “acidentalmente” tinha uma quota de 5% no total da captura do peixe-espada-preto.

Recorde-se que o actual vereador do PS na Câmara Municipal de Câmara de Lobos levou a cabo, nos últimos meses, uma petição com o intuito de promover, no Parlamento Europeu, uma discussão alargada sobre o sector da pesca, uma vez que a população câmaralobense depende de forma significativa deste sector.