Alunos da Jaime Moniz apurados nas Olimpíadas Regionais da Física 2017

 

A Sociedade Portuguesa de Física organiza anualmente as Olimpíadas Nacionais de Física e promove a participação de uma equipa portuguesa na International Physics Olympiad (IPhO) e na Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF). As Olimpíadas de Física têm por objetivo incentivar e desenvolver o gosto pela Física nos alunos dos Ensinos Básico e Secundário, considerando a sua importância na educação básica dos jovens e o seu crescente impacto em todos os ramos da Ciência e Tecnologia.

No passado sábado, 29 abril realizou-se na Universidade da Madeira, numa organização da Sociedade Portuguesa de Física, a prova de seleção dos alunos da Região com vista à sua participação na etapa Nacional das Olimpíadas da Física. Participaram nesta prova o total de 17 alunos oriundos de várias escolas secundárias da Região.

Após a realização da prova de carater teórico e experimental foram apurados para as três primeiras posições outros tantos alunos da Escola Secundária Jaime Moniz. Assim, foram apurados os alunos João Gil Nóbrega da turma 11º3, Stephanie Vasconcelos do 11º2 e a Sofia Quintal do 11º3, respetivamente 1º, 2º e 3º lugar, sendo estes alunos os legítimos representantes da nossa Região na etapa Nacional destas Olimpíadas.

Os alunos foram acompanhados, nesta fase, pela professora Elisabete Chaves, docente de Física e Química da Escola Secundária Jaime Moniz.

A todos os alunos que participaram nesta iniciativa ficou certamente uma experiência especial, de cariz científico, desenvolvida num ambiente universitário e em especial aos alunos apurados que mostram assim brios nas ciências.