Construção de pontes com esparguete volta à UMa a 10 de Maio

A Universidade da Madeira, em parceria com a Ordem dos Engenheiros – Região Madeira, vai realizar no dia 10 de maio, a partir das 14h30, no Campus da Penteada, mais uma edição do concurso UMa Ponte de Esparguete.

O principal objetivo deste concurso é incentivar o interesse dos alunos do 3º Ciclo, Ensino Secundário e Ensino Superior por esta área da Engenharia, estimulando a criatividade na procura de soluções engenhosas para o problema proposto e promovendo a participação ativa destes alunos nas atividades da UMa.

Na sua terceira edição, o concurso consiste na construção de uma ponte utilizando como material de construção a massa esparguete Insular, aplicando as competências adquiridas na área da física e/ou artes visuais, e desenvolvendo competências que promovam o trabalho em equipa, liderança e coordenação.

A ponte deverá ser executada recorrendo apenas ao esparguete Insular, excluindo-se, portanto, o uso de outro tipo de massa. Não é permitido o uso de massa feita em casa. O esparguete Insular não pode ser modificado para ganhar mais resistência e o uso de tinta, cola ou outro tipo de material para aumentar a resistência do esparguete Insular também não é permitido.

Relativamente à cola, esta só pode existir nos nós, não sendo permitida a sua utilização ao longo das barras, tanto no interior como no exterior. A cola a utilizar será a cola térmica, aplicada com pistola adequada.

As pontes concorrentes serão avaliadas mediante as categorias de ‘Resistência’ e Design.

Na categoria de ‘Resistência’ o objetivo é construir uma ponte que suporte a maior carga possível, enquanto na categoria de ‘Design’ é construir uma ponte que cumpra com o regulamento do concurso e seja arquitetonicamente agradável.