Ribeira da Janela faz hoje anos

Hoje é o dia de Nossa Senhora da Encarnação e dia da freguesia da Ribeira da janela. A cerimónia na Junta de Freguesia terá lugar ao final desta tarde com a presença do Secretário da Agricultura, Humberto Vasconcelos.

A Ribeira da Janela é uma das mais pequenas freguesias da Madeira e do concelho do Porto Moniz, com 19,90 km² de área e pouco mais de 150 habitantes (228 habitantes no Census 2011). A sua densidade populacional é 14,6 hab/km².

A freguesia localiza-se a uma latitude 32.833 (32°50′) Norte e a uma longitude 17.15 (17°9′) Oeste, estando a uma altitude de 575 metros.

A população vive predominantemente da agricultura e dos serviços. Está envelhecida como toda a costa norte da Madeira.

Nos anos de 1911 a 1930 a freguesia esteve anexada à freguesia do Porto Moniz, juntamente com a freguesia de Achada da Cruz. Pelo decreto-lei n.º 30.214, de 22/12/1939, passaram a constituir freguesias autónomas.

Na foz desta freguesia encontra-se o parque de campismo do Porto Moniz, uma instalação moderna à beira da estrada regional.

Também na foz da ribeira situa-se a central hidroeléctrica da EEM, uma obra do arquiteto Chorão Ramalho.

A Ribeira da Janela foi pioneira na caça à baleia. Entre 1939 e 1945, antes de se mudar para o Caniçal, a ‘fábrica’ provisória da companhia açoriana instalou-se na foz da ribeira. Ainda hoje restam alguns sinais dessa atividade.

O nome deriva da ribeira que tem a foz junto da localidade, e que também é a mais longa da Ilha da Madeira.

Os seus arraiais de verão são muitos concorridos. A Levada dos Cedros e o Fanal duas das suas atrações.