Vinhos Oliveiras compram “Artur Barros & Sousa” e expandem área comercial para abrir ao público

O novo imóvel, em obras, adquirido pela empresa “Pereira D’Oliveira (Vinhos), Lda”. Fotos FN.

 

Quem passar pela histórica rua dos Ferreiros depara-se com um imóvel não menos histórico, a casa Oliveiras como é mais conhecida pelo público. Desta vez, o olhar perde-se num misto de comoção e ânimo pelas lojas encerradas mas também pelo revitalização de outras. O FN apurou que este antigo estabelecimento comercial de vinhos de boa qualidade adquiriu a empresa ao lado, “Artur Barros & Sousa”, também vocacionada para a mesma atividade, e já tem as obras no terreno para remodelação e abertura ao público ainda neste verão.

A placa da obra com o licenciamento municipal está à vista de todos. A intervenção tem de ser cuidada, para manter a traça histórica do prédio quinhentista, razão pela qual a obra está a ser acompanhada pela Direção Regional de Cultura.

Luís Oliveira esclarece que a aposta é nos vinhos com qualidade, antigos.

Luís Oliveira é o sócio-gerente da empresa e é naturalmente um rosto conhecido do meio empresarial madeirense, apesar da sua discrição. A comercialização de vinho engarrafado com um escalão superior a 15, 20 anos, é a imagem de marca, isto é, a aposta desde sempre num stock de vinhos velhos mas de sabor inquestionável.

A loja antiga data de 1820 e a mais recente remonta a 1949. O imóvel onde estão sedeados remonta a 1619 e, dentro de dois anos, assinala 400 anos de história. Na rua dos Ferreiros, o imóvel da sede e o novo adquirido ao lado, totaliza uma área construída de 2100 metros quadrados.

Dentro de 2 anos, este imóvel completa 400 anos de existência.

A empresa adquirida, “Artur Barros & Sousa Lda” também tem história longa no mercado dos vinhos e o negócio foi fechado em 2013. O imóvel, noutras épocas mais longínquas da nossa história, serviu de dormitório aos padres jesuítas do vizinho Colégio dos Jesuítas. Luís Oliveira explica que a empresa adquirida tinha o famoso vinho de canteiro, o vinho vermelho de Porto Santo. O objetivo agora é abrir ao público e, como tem um logradouro, criar um espaço para o convite público à prova de vinhos.

A prova de vinhos em ambiente propício.