Mais de cem crianças e jovens do Funchal aprendem a construir e a programar robôs

A próxima sessão do “RobôBrava” será em São Vicente.

A iniciativa pedagógica, dinamizada pela SRETC e que procura despertar o interesse e o entusiasmo da sociedade pela tecnologia, reúne este fim de semana, no Funchal, cerca de 120 crianças e jovens com idades compreendidas entre os 9 e os 14 anos.

As oficinas de aprendizagem decorrem desta vez no espaço Infoart da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura (SRETC).

O secretário Eduardo Jesus esteve esta manhã no local, onde testemunhou o interesse a adesão a este projeto que está a ser desenvolvido pela Direção Regional da Inovação, Valorização e Empreendedorismo (DRIVE), com o apoio da empresa regional Grupo XIS e com a parceria da Lego Education e da Arabot Hi-Fi (distribuidora da marca em Portugal).

A primeira atividade do projeto “RobôBrava” teve lugar no passado fim-de-semana na Ribeira Brava e acabou por ter 5 sessões (mais 3 do que as 2 inicialmente previstas). A iniciativa vai passar por todos os concelhos da Região, incluindo o Porto Santo.

O próximo será já São Vicente, no próximo fim-de-semana, com o objetivo de envolver o maior número de crianças e jovens neste contato com a robótica e programação.

Recorde-se que o “RobôBrava” é um workshop pedagógico dedicado às gerações mais novas (participantes com idades entre os 9 e os 14 anos), com o objetivo de ensinar a construir e programar um robô autónomo.

Este projeto insere-se no âmbito do futuro “Playground de Tecnologia e Robótica” do projeto  Brava Valley e pretende, acima de tudo despertar o interesse e o entusiasmo da sociedade com a tecnologia, através da interação ativa dos participantes com o mundo apaixonante da robótica e da programação, proporcionando desafios periódicos que estimulem a prática de conceitos de programação e eletrónica; demonstrem na prática os conceitos científicos; desenvolvam raciocínios lógicos/abstratos, competências informáticas e a coordenação motora e estimulem o espírito de equipa e o trabalho de grupo.