OCM toca Mozart com solistas convidados sábado na ALRAM

 

A Orquestra Clássica da Madeira volta a actuar, no próximo sábado, dia 11, pelas 18h00, na Assembleia Legislativa da Madeira.

Trata-se do V concerto do Ciclo Grandes Solistas, no qual serão interpretadas duas obras de referência de Mozart, a Sinfonia nª 40 e a Sinfonia Concertante para violino, viola e orquestra. Como solistas, estarão Igor e Vesna Gruppman, dois músicos que têm cooperado com orquestras e maestros de referência mundial.

O maestro e violinista Igor Gruppman, que neste concerto toca num precioso violino construído em 1731 por Antonius Stradivarius, em Itália, é concertino da Orquestra Filarmónica de Roterdão, já colaborou como solista e concertino com a Sinfónica de Londres, Royal Philharmonic de Londres, St. Martin in the Fields. Trabalhou e foi influenciado por maestros como  Solti, Gergiev, Rostropovich, Rattle, Haitink entre outros. 

Os bilhetes custam entre 20 euros e 5 euros e estão disponíveis no La Vie Funchal Shopping Center – Loja Naturalmente Português (Piso 1), das 09:00 às 22:00, e no dia do concerto, no local a partir das 14:00.

Igor Gruppman é um artista, cuja carreira se estende por êxitos em vários campos artísticos. Aclamado pela crítica pela sua profundidade na interpretação e sensível musicalidade, Igor Gruppman possui uma carreira emocionante e multifacetada como maestro, solista e concertino de orquestra.

Como concertino da Orquestra Filarmónica de Rotterdão, é concertino convidado com frequência de Orquestras como: a Sinfónica de Londres, a Royal Philharmonic de Londres e St. Martin in the Fields. Gruppman tem colaborado e foi influenciado por alguns dos mais conceituados maestros da sua geração, incluindo Solti, Gergiev, Rostropovich, Colin Davis, Rattle, Haitink e Yannick Nézet Séguin.

Gruppman dirige orquestras em quatro continentes. Fez a sua estreia com a Orquestra Filarmónica de Roterdão na temporada 2006/07, com a realização de uma apresentação especial de Páscoa das últimas Sete Palavras de Haydn e Gubaidulina na Catedral de Roterdão. Este programa foi repetido durante no Festival de Páscoa em Moscovo, onde Gruppman partilhou o pódio com Valery Gergiev. Mais recentemente, dirigiu a Orquestra Filarmónica de Roterdão com dois programas aclamados pela crítica dedicados a Mendelssohn e Mozart no Grande Salão de Doelen em Roterdão, onde além de dirigir a RPHO, fez a estreia na Holanda do recentemente reconstruído Concerto de Mozart para Violino e Piano (Op. 315F) com o pianista Ronald Brautigam. Em 2015/16, Gruppman realizou música de câmara com Emanuel Ax na primeira parte de um concerto e dirigiu a Sinfonia n.1 de Beethoven na segunda parte.

A sua estreia com a Orquestra Mariinsky, aconteceu no Festival de Páscoa de 2008, em St. Petersburgo, numa substituição de último momento a Valery Gergiev, por motivos de doença e, desde então têm dirigido regularmente esta Orquestra. Em janeiro de 2010, Gruppman foi galardoado com o prémio artista do mês pelo Teatro Mariinsky. Em 2014/15, Gruppman dirigiu uma série de três programas em St. Petersburgo.

Ainda na temporada de 2014/15, Gruppman fez a sua estreia com a Orquestra Clássica Santa Cecília, em Madrid, e a temporada 2015/2016 marcou também a sua estreia com a Orquestra Clássica da madeira.

A Primavera de 2015 marcou o lançamento de uma nova orquestra, Solistas da Europa, formada por Gruppman e amigos.

Nos Estados Unidos, além de outras participações, Gruppman ocupa o cargo de Maestro Titular da Orchestra at Temple Square em Salt Lake City. Estes concertos são agora regularmente transmitidos na televisão por cabo nos EUA e no exterior. Nas últimas temporadas, vários artistas de renome internacional tocaram com esta orquestra, incluindo Renee Fleming, Bryn Terfel e Ida Haendel.

Na Ásia Igor Gruppman regularmente dirige e toca a solo com a Filarmónica de Seul.

Como solista, Gruppman é aclamado pela crítica pelo seu “tom rico e bonito, fraseado elegante, condução, paixão e virtuosismo.” (Strad Magazine). Gruppman dá continuidade à tradição dos seus professores, Leonid Kogan e Jascha Heifetz. Mais recentemente, Gruppman recebeu comentários brilhantes pelas suas performances do Duplo Concerto de Brahms, sob a batuta de Valery Gergiev e o Segundo Concerto para Violino de Prokofiev sob a batuta de Yannick Nézet Séguin, com a Orquestra Filarmónica de Roterdão.

As gravações a solo de Gruppman foram recebidas com entusiasmo por parte da imprensa internacional: Reverie Berlioz ‘e Caprice (Naxos); Poema Autunnale de Respighi (Koch); de Miklos Rosza Sinfonia Concertante e o Concerto para Violino (Koch), marca o primeiro lançamento deste concerto desde a gravação feita por Heifetz para quem esta obra foi escrita. No concerto de Arnold para Dois Violinos e Orquestra com a Orquestra de Câmara de San Diego ganhou um Grammy.

Gruppman é pós-graduado pelo Conservatório de Moscovo, onde estudou com Leonid Kogan e Mstislav Rostropovich, tendo seguido os estudos com Jascha Heifetz em Los Angeles. Neste momento, leciona na faculdade do Conservatório de Roterdão. Igor e Vesna Gruppman co-fundou o Instituto Internacional de Violino Gruppman em 2002 para selecionar, ensinar e desenvolver carreiras de violinistas excecionalmente talentosos de todo o mundo, utilizando a mais recente tecnologia de videoconferência.

Gruppman toca no violino Stradivarius “Julles Garcin” de 1731, generosamente cedido pela Fundação Erasmus. 

Por seu turno, Vesna Stefanovich Gruppman é aclamada pela crítica pelo seu ” irrepreensível gosto e bonito som cantante” (Gramophone Magazine). É igualmente aclamada tanto como violinista e violetista solista, recebendo o primeiro prémio no Concurso Internacional de Violino Jaroslav Kocian. Tornou-se a primeira artista a ganhar o Concurso Nacional de Violino na sua Terra Natal, Jugoslávia, por seis vezes consecutivas.

Vesna Stefanovich-Gruppman é graduada pela Escola de Música Central Especial de Moscovo e recebeu o seu doutoramento em performance e pedagogia no Conservatório de Moscovo, onde teve o privilégio de estudar com os lendários professores Yuri Yankelevich e Igor Bezrodny.

Actualmente, Vesna tem uma exigente agenda como solista e instrumentista de música de câmara.Recentemente, tocou com a Dallas Symphony, a Edmonton Symphony, a Concerto Rotterdam Chamber Orchestra, a San Diego Symphony Orchestra, a National Philharmonic Orchestra of Ukraine e London’s Beethoven Philharmonic Orchestra, e em recital no London’s Wigmore Hall e St John’s in Smith Square, Amsterdam’s Hermitage Hall, Kiev’s Philharmonic Hall e na Mozart Hall, em Praga.c

A temporada de 2009 foi marcada pelo lançamento de um DVD para a Artists International, caracterizando Vesna como solista e instrumentista de música de câmara.

A temporada 2009-2010 contou com tournées com concertos e recitais de música de câmara na Ásia e nos Estados Unidos.

Vesna Stefanovich-Gruppman, possui uma bem-sucedida carreira docente. É responsável do Instituto Internacional de Violino Gruppman e Professora de Violino no Conservatório de Roterdão.