Exercício militar ‘Lusitano’16’ no Porto Santo a 28 outubro

rui-clero
Apresentação de cumprimentos. Foto Câmara Municipal do Porto Santo.

O Presidente da Câmara Municipal do Porto Santo, recebeu hoje em audiência o Comandante da Zona Militar da Madeira (ZMM), Major-General Rui Clero, para apresentação de cumprimentos.

Segundo uma nota publicada na página da autarquia, no encontro Rui Clero agradeceu todo o apoio prestado pela Autarquia para a realização do exercício militar “Lusitano 16”, a ocorrer no próximo dia 28 de Outubro.
Por sua vez, o presidente da Câmara, Filipe Menezes de Oliveira retribuiu os cumprimentos e agradeceu toda a atenção e ajuda das forças armadas à população do Porto Santo, salientando ainda a importância geo-estratégica e militar da ilha dourada.

Refira-se que o ‘Lusitano’ é um exercício LIVEX (live exercise), que envolve o Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA), através do Centro de Operações Conjunto (COC), e conta com Forças Navais, Terrestres e Aéreas.

Trata-se de um exercício, no âmbito da preparação das Forças Armadas para o cumprimento das missões específicas de apoio à política externa, nomeadamente a proteção e evacuação de cidadãos nacionais em áreas de tensão ou crise.

Este exercício anual desenvolve-se num cenário fictício de evacuação de cidadãos nacionais e, eventualmente, de países amigos ou aliados, com a ativação de unidades pertencentes à Força de Reação Imediata (FRI), operação tipificada, em termos NATO, como Operação de Evacuação de Não-combatentes (NEO).

Este tipo de operações, insere-se num plano mais vasto, ao nível nacional, pelo que implica a coordenação estreita entre os Ministérios da Defesa Nacional (MDN), Negócios Estrangeiros (MNE), e Administração Interna (MAI), envolvendo designadamente as estruturas do Conselho Nacional Planeamento Civil de Emergência (CNPCE), Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Neste tipo de exercícios estão normalmente presentes elementos das referidas entidades o que permite a articulação de procedimentos, como seja a montagem de Centros de Coordenação de Evacuados (CCE).