Veja onde é que o PDM de Machico está suspenso e porquê

machico
Núcleo histórico de Machico. Fonte JORAM

O Conselho do Governo reunido em plenário em 15 de setembro de 2016, resolveu ratificar a suspensão parcial do Plano Diretor Municipal de Machico.

Fê-lo em relação às áreas de “espaços urbanos antigos ou históricos” relativas ao núcleo histórico de Machico e ao núcleo histórico do Porto da Cruz.

Na mesma reunião foi decidido suspender parcialmente o PDM de Machico, no sítio da Bemposta de Baixo –Água de Pena.

porto-cruz
Núcleo histórico do Porto da Cruz.

No caso das zonas históricas de Machico e Porto da Cruz, “a suspensão dos indicadores urbanísticos justificam-se por fomentar a realização de obras de reabilitação e revitalização de prédios devolutos e degradados existentes nesses espaços, inovando e revitalizando o tecido urbano do casco e criando empregos, desde logo em obra e posteriormente com a reativação da utilização dessas edificações”.

A suspensão é válida pelo prazo de 2 (dois) anos.

agua-pena
A área a suspender na Bemposta, Água de Pena.

No caso da Bemposta, acontece porque “a Estêvão Neves, S.A. pretende ampliar o armazém de abastecimento dos hipermercados “Continente”.

A área a ampliar, com uma implantação aproximada de 2500m2, é essencial para dotar o armazém com a capacidade necessária ao cabal abastecimento dos atuais 16 supermercados da cadeia “Continente” existentes na Região.