Resíduos duplicaram nos Viveiros por causa dos incêndios

Viveiros1
Fotos DR

A Estação de Triagem e Transferência de Resíduos Sólidos do Funchal (ETTRS) recebeu durante o período de incêndios ativos e rescaldo cerca de 375 toneladas de resíduos, mais que o dobro comparado a uma semana normal.

Idalina Perestrelo, Vice-presidente do Município, dá conta do esforço da autarquia para que o Funchal voltasse o mais rapidamente possível à normalidade: “Desde o dia 10 de agosto, a ETTRS esteve operacional com horário de funcionamento alargado, incluindo excepcionalmente, o fim-de-semana para que fossem regularizadas todas as limpezas da cidade e para que os munícipes pudessem entregar os resíduos resultantes dos prejuízos dos incêndios”.

Ao todo deram entrada 1153 viaturas particulares entre a quarta-feira (dia 10) e a segunda-feira (dia 15).

No que toca à quantidade de resíduos, em suma, a ETTRS recebeu durantes os dias acima referidos, cerca de 375 mil kg de resíduos de ramagens, madeiras e diversos para incineração e sucata provenientes de viaturas camarárias e particulares.

Viveiros2Durante uma semana comum, em média a ETTRS recebe cerca de 150 toneladas de resíduos.

Idalina Perestrelo enaltece o esforço além do alargamento do horário de funcionamento da ETTRS, “as equipas do Departamento de Ambiente estiveram focadas na regularização da remoção de lixo, e demais estragos provocados pelos incêndios e pelas ramagens resultantes das limpezas de terrenos”.

As equipas de Limpeza Urbana, para uma resposta mais rápida à limpeza do Funchal, foram recolocadas nas zonas mais afetadas impedindo a obstrução das vias e a permanência de materiais de combustão em pontos críticos e que ainda mereciam atenção e prevenção de reacendimento.

Desde o dia 16 de agosto, todos os horários de funcionamento e procedimentos dos vários serviços voltaram à normalidade.

Relembre-se que a Linha do Ambiente, para recolhas de resíduos, está disponível das 9h às 18h através dos telefones 291 230 821 e 291 751 871.