Exame nacional de português cativa estudantes apesar das “rasteiras” da praxe

exame2
Raquel Faria satisfeita com o exame. Fotos FN.

Os estudantes saíram do exame nacional de português, 12.º ano, esta manhã, com uma sensação de leveza porque o texto principal incidiu sobre a obra de Luís de Sttau Monteiro, Felizmente Há Luar!. A mulher do herói da obra, Matilde, num discurso desabrido e firme contra a hipocrisia do pode político absolutista, cativa sempre os alunos, menos dados aos jogos de metáforas da poesia.

Ainda assim, eis que a poesia foi o texto que se seguiu, com um Camões em tom plangente e autobiográfico, a partilhar o seu infortúnio existencial, metaforicamente associado a uma “peregrinação”. Os estudantes foram chamados a refletir sobre a passagem do tempo na vida do poeta da nação, assim como a esperança versus engano.

exames3O segundo grupo da prova que mais estudantes mobiliza em Portugal, no ensino secundário, privilegiou um texto científico de Carlos Fiolhais, para abrir uma sucessão de escolhas múltiplas e de três questões diretas de funcionamento da língua e interpretação de texto. É, curiosamente, neste grupo que os alunos acusam mais, este ano, as subtilezas ou “armadilhas” do exame, nomeadamente ao nível da interpretação e, noutros casos, numa ou outra questão gramatical.

exam4O exame fecha com uma produção de texto, onde é pedido que se reflita sobre os trunfos da educação na humanidade e na construção dos ideais da paz, da justiça e da liberdade, com base numa citação de suporte de um relatório da UNESCO. Um momento importante da prova onde o estudante tem que argumentar sobre o tema proposto com exemplos concretos, sólidos e coerentes.

O FN ouviu o testemunho de Raquel Faria, aluna de 12.º ano, com planos para seguir o curso de gestão na UMa. Saiu da prova com o enunciado a esvoaçar e um sorriso nos lábios: “Foi acessível. Nada foi surpresa porque está de acordo com os conteúdos dados nas aulas. Agora é esperar pelos resultados porque também depende muito da correção.”

exame 5Os professores, de uma forma geral, consideram que o exame respeita os conteúdos programáticos e revela até, na componente de análise e interpretação de textos, facilidade.

Entretanto, os exames prosseguem ao longo da semana, nesta maratona da primeira fase, com os resultados a serem divulgados no dia 13 de julho.