Banhista resgatado na Praia Formosa

resgate
Desembarque na marina do Funchal. Foto Autoridade Marítima.

O Capitão do Porto do Funchal e Comandante-local da Polícia Marítima do Funchal, em articulação com o Serviço Regional de Proteção Civil, coordenou durante a tarde de quinta-feira uma operação de salvamento de um banhista, na Praia Formosa (praia ainda sem vigilância), no Funchal.

Segundo a Autoridade Marítima, o alerta foi recebido no Subcentro de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal) pelas 16h55, através do Serviço Regional de Proteção Civil, reportando o alerta dado por um popular via “112”, que um banhista na Praia Formosa, junto ao rochedo, se encontrava em dificuldades e a ser arrastado.

De imediato, foi empenhada para o local uma embarcação Salva-vidas da Capitania do Porto do Funchal.

Ao chegar ao local, constatou que se encontravam na água 4 indivíduos (2 nadadores-salvadores de serviço no “Hotel Orca” e 1 enfermeiro que se encontrava naquela praia) que, entretanto, se tinham lançado ao mar no intuito de socorrer o banhista, que já se encontrava em decúbito dorsal.

Atendendo ao estado do mar no local e, após avaliação, o banhista foi de imediato resgatada para bordo da embarcação salva-vidas, tendo sido iniciadas manobras de reanimação.

De imediato foi evacuado para a Marina do Funchal, sendo este o local mais recomendável e seguro.

Na Marina aguardava uma ambulância dos Bombeiros Municipais do Funchal e uma equipa de emergência médica (EMIR), ativada pelo Serviço Regional de Proteção Civil.

As manobras de reanimação prosseguiram em terra sob orientação da equipa da EMIR, com a colaboração dos bombeiros e do recuperador da tripulação da embarcação da Capitania do Porto do Funchal.

O banhista, do sexo masculino com cerca de 40 anos, foi transportado com sinais vitais para o Hospital Dr. Nélio Mendonça, onde deu entrada no serviço de urgência pelas 18h05.

O Comando-local da Polícia Marítima do Funchal tomou conta da ocorrência.