Paróquia de Santo António vai celebrar padroeiro

sto antónioTodos os anos no mês de junho o centro da freguesia de Santo António ganha grande animação com o arraial que ali decorre em honra daquele santo português.
Uma festa que tem o seu apogeu no dia 12 de junho, véspera da festa de Santo António, com a participação de muitos milhares de pessoas das mais diversas localidades, mantendo-se assim uma tradição com muitos anos com todos os ingredientes dos arraiais madeirenses em que incluem as sandes de carne de vinho e alho, a espetada acompanhada pelo bom vinho seco ou pela «bebida de arraial» (vinho com laranjada), sem esquecer o bolo do caco
Entretanto estão a decorrer, na igreja de Santo António, as trezenas preparatórias da festa do padroeiro daquela paróquia funchalense. As trezenas são um conjunto de treze celebrações litúrgicas que se iniciam a 30 de maio e terminam no dia 11 de junho. As Eucaristias principiam às 20 horas.

No domingo, dia 12, a missa da vigília será celebrada às 20 horas.
A festa de Santo António na respetiva igreja principiará às 18 horas da segunda-feira, 13 de junho. No final realizar-se-á a procissão que percorrerá o Caminho do Ribeirinho, Caminho da Ladeira, Rua das Casas Próximas, Caminho de Santo António e adro da igreja.
Nesse dia às 11 horas será celebrada a Eucaristia, em especial para os utentes do Centro Social e Paroquial de Santo António.
Às 16 horas os mordomos e mordomas reúnem-se no adro, depois percorrerão em cortejo as ruas circundantes à igreja, acompanhados com a bandeira do santo e de uma banda filarmónica. Antes do início da celebração religiosa há o hastear da bandeira no mastro que se encontra no adro da igreja, Uma cerimónia que tem a presença dos mordomos e mordomas, encarregados da quotização de festa e pela filarmónica.
No feriado, dia 10 de junho, a partir as 12 horas terá lugar os cortejos de oferendas para os bazares colocados no adro.
Haverá animação a partir daquele dia e estará em funcionamento uma casa de chá.
Por ser o primeiro dos denominados «très santos populares» celebrados no mês de junho a festa de Santo António motiva sempre elevada afluência de pessoas àquela freguesia do Município do Funchal.