Semana da Geografia – 23 e 29 de maio 2016

semana da geografia 2016

O terceiro dia da Semana da Geografia, último no Centro Comercial La Vie, foi especialmente dedicado à temática das cidades e sociedade, tendo começado com a apresentação do trabalho “A Importância da Pedonização no Comércio do Centro do Funchal” realizada pelo Dr. Pedro Costa, que elucidou os presentes sobre as vantagens e desafios deste tipo de intervenção urbana na cidade do Funchal.

semana da geografia 2016

Ainda durante a manhã, o Dr. Adalberto Carvalho proporcionou aos presentes uma incursão pela “Mobilidade Urbana Sustentável no Município do Funchal”, que se traduziu numa agradável e descomplexada troca de ideias com os presentes, sobre os projetos em desenvolvimento na cidade e sobre a relação mobilidade/ sustentabilidade/ ordenamento.

semana da geografia 2016

Na hora de almoço, quem passou pelo La Vie pode assistir ao documentário “Urbanized”, que retrata os desafios de planear o espaço urbano, através da visão de alguns dos técnicos, políticos, construtores e pensadores do mundo.

semana da geografia 2016

Sem sair da temática, a tarde foi preenchida com uma excelente apresentação da Dr.ª Gilda Dantas, que abordou a “A Hegemonia da Cidade do Funchal na Rede Urbana Regional”, os seus desafios e oportunidades.

semana da geografia 2016

Para finalizar o dia, assistimos a um excelente exemplo de participação cívica, trazido pela Prof. Sandra Santos e por duas alunas suas, que ao longo deste ano letivo implementaram o “Projeto Nós Propomos: Cidadania e Inovação na Educação Geográfica”. Este projeto, pioneiro na RAM, leva os alunos (11º ano) a selecionar um problema do seu município e trabalhá-lo ao longo do ano letivo, procurando soluções, discutindo-as com as instituições locais e finalmente apresentando propostas de resolução à autarquia local.  Os relatos desta experiência, desenvolvida em Câmara de Lobos e relatada na primeira pessoa pela professora e pelas suas alunas, deixaram transparecer que este projeto representou uma experiência extremamente enriquecedora para alunos, professores e para a autarquia local. Certamente um projeto a ser disseminado! Excelente forma de terminar a nossa participação no Centro Comercial La Vie! Agora partimos para Câmara de Lobos!!!

semana da geografia 2016

Paralelamente, ao longo de todo o dia, realizaram-se um conjunto de ações de sensibilização na freguesia de Santa Maria Maior, vocacionadas para a prevenção de riscos naturais e tecnológicos, realizadas pelo Geógrafo José Almeida, pelo Eng. Valter Ferreira e Pelo Prof. Diogo Neves. Estas ações desenvolvidas no âmbito do projeto segurança em Casa na Rua e na Escola, são uma parceria da Associação Insular de Geografia, com o Serviço Regional de Proteção Civil e com a Secretaria Regional de Educação e uma das imagens de marca da Associação, pelo que não poderiam deixar de acontecer nesta semana de comemorações. Ao logo do dia foram realizadas diversas ações destinadas a alunos, docentes e não docentes das Escolas B1/PE Prof. Eleutério de Aguiar, do Infantário Os Louros e da EB23 dos Louros.

36

Foi um dia cheio de atividades, mas o Programa contínua amanhã:

http://aigmadeira.wix.com/ semanadageografia

semana da geografia 2016