Os nossos vizinhos canários não dormem em serviço

canarias

Rui Marote (texto e fotos)

Ultimamente muito se tem falado da Praia do Porto Santo e dos seus problemas. E as da Madeira…? A doença é a mesma…! Não basta ter bandeira azul para que tudo esteja bem.

canarias
Abordamos hoje num registo de imagens uma praia bem conhecida: Las Canteras, em Las Palmas de Gran Canaria, que durante muitos anos foi o quintal dos madeirenses no período de Verão.
A praia ostenta quatro bandeiras: bandeira azul, bandeira ambiental, bandeira de certificação de acessibilidades e bandeira de qualidade turística.

canarias
A praia é cuidadosamente vigiada por nadadores salvadores devidamente equipados de mota de água, bote de borracha, torres de controlo, posto de socorros, radiotelefone e a regista a presença conjunta da Cruz Vermelha.

canarias
Em toda a extensão de praia existem altifalantes dando informações aos banhistas.
A zona encontra-se devidamente apetrechada com WC, duches, caixotes de lixo e passadiços e acessos aos portadores de deficiência (cadeiras de roda). Na praia é proibida a venda de quaisquer artigos.

canarias
A vigilância da Polícia local, a pé, de bicicleta e de mota, é uma constante.
A recolha de lixo dos recipientes instalados é feita diversas vezes ao dia.

canarias
Todos os dias, ao nascer do sol, um tractor devidamente equipado terraplana a areia e recolhe quaisquer objectos que estejam a conspurcar a praia.

canarias
Tudo isto é feito 365 dias por ano, com todo este ‘staff’ sob o controlo do Cabido de Las Palmas.
Os nossos ‘hermanos’ vizinhos levam muito a sério a única praia de areia amarela na cidade de Las Palmas que serve turistas e população residente.

canarias
Numa comparação de Las Canteras com a praia da ‘Ilha Dourada’, ocorre-nos que o Porto Santo é um ‘hotel de cinco estrelas’ mas que lhe falta tudo o que atrás foi descrito. A época alta em Las Palmas é de Outubro a Maio, altura em que os nórdicos esgotam a capacidade hoteleira. No Verão, a grande ocupação é feita pelos espanhóis da Península. Já foi um grande destino de férias dos madeirenses, que gostavam de sair da ilha para vir para outra ilha. Hoje  já não é assim e Canárias já é um destino caro para os madeirenses…!

canarias
Voltando à praia, sugerimos às edilidades do Porto santo e Funchal uma visitinha à praia de Las Canteras. Não para copiar, mas para saber como se procede e como se criam todas as estruturas necessários a uma estrutura de praia que quer ser concorrencial. Fica aqui o nosso alerta: nunca é tarde para aprender.