Ginásio público e Dog Spot são projetos mais votados no Orçamento Participativo

orçadomingues
O vereador Domingos Rodrigues a incentivar os jovens ao debate. Fotos António Freitas.

Mesas redondas, estudantes do ensino secundário, professores, funcionários da Câmara Municipal do Funchal e demais comunidade interessada. Todos a pensar num projeto que faz falta à cidade.

orçapropostas222
Do debate nascem as propostas para a cidade.

Há um turbilhão de ideias soltas, anotam-se nos blocos, discutem-se prioridades e a votação escolhe as melhores propostas para o Funchal. Foi assim, esta tarde, na Escola Secundária de Jaime Moniz, durante o III Encontro do Orçamento Participativo Escolar 2016.

orçamento principalO vereador com o pelouro da Cidadania, Domingos Rodrigues dá o rosto ao projeto. Circula por entre as mesas, juntamente com o adjunto João Beja e demais staff. Ao FN, Domingues Rodrigues adianta que a Câmara tem orçamentado este ano meio milhão de euros para investir no Orçamento Participativo, uma iniciativa que pretende pôr os cidadãos a dar o seu contributo cívico para a construção de uma cidade moderna, exercitando a democracia participativa, aquela que está acima de partidos e de ideologias.

A orça domig3 pesar de ser uma cidade pequena, bem pode dizer-se que destes debates sai uma diversidade de ideias, todas elas urgentes, consoante os grupos que as propõem. Após um período de reflexão e diálogo, a votação plural e democrática. Neste III Encontro que decorreu na Jaime Moniz, a votação destacou os seguintes projetos para o Funchal:

1 – Ginásio público + Dog Spot
2 – Wifi nas paragens de autocarros
3 – Cobertura nas paragens de autocarros
4 – Passeio pedonal na Rua Bela de S. Tiago
5 – “Um Olhar Cultural pelo Funchal”

orça5O debate aberto ao público prossegue oportunamente na APEL e, depois, na Escola Dr Brazão de Castro. Selecionadas as ideias e os projetos, a Câmara encerra o debate com a escolha dos melhores projetos que serão mesmo executados com verbas da autarquia, já reservadas para o efeito, mostrando que a democracia se constrói com esta consciência crítica e cívica.

orça2

orça3

orça beja