Descidas no preço do gás

Imagem: poupadinho.pt
Imagem: poupadinho.pt

**É a maior descida de sempre. Preço para os domésticos desce 6,1% em maio, e em julho volta a descer mais 13,3%. Ao todo dá menos 18,5% este ano.

O preço do gás natural para os consumidores domésticos desceu 6,1% neste domingo, 1 de maio, apontando para uma fatura mais baixa no final do mês.

Esta é uma descida extraordinária que se explica com o tombo que a cotação do petróleo deu no início deste ano para menos de 30 dólares o barril, o valor mais baixo dos últimos 20 anos. Como a cotação do gás está indexada à do petróleo, os preços recuaram e fez com que as empresas gastassem menos a comprar o gás que depois vendem aos clientes finais, avançou o jornal Dinheiro Vivo.

 A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou a 15 de abril a descida dos preços. Esta diminuição do preço é apenas para os cerca de 400 mil consumidores que ainda estão no mercado regulado, mas afectará também o milhão que já está no mercado livre uma vez que os preços praticados neste caso têm sempre um desconto face ao preço da tarifa regulada, segundo o mesmo jornal.

Esta descida também válida para a grande e pequena indústria e empresas. Segundo os dados fornecidos pelo regulador, desde 1 de Maio os preços para a indústria vão descer 7,5% para a pequena indústria e 10,2% para a grande indústria. Além da quebra da cotação do petróleo, há mais fatores a influenciar os preços do gás e também eles sofreram um corte no ano que passou, consequentemente os preços finais vão voltar a descer a 1 de julho, data em que, todos os anos, entram em vigor as novas tarifas reguladas.

Deste modo, para os domésticos, as tarifas voltam a descer mais 13,3% daqui a dois meses, para a pequena indústria recua mais 14,6% e para a grande desce mais 20,2%. Tudo somado, e segundo os cálculos da ERSE, este ano os preços do gás para os domésticos vai descer 18,5%, o que representa menos 2,36 euros para um agregado familiar de duas pessoas e com uma conta média de 10,61 euros e menos 4,63 euros para um agregado com quatro pessoas e com uma fatura média de 20,03 euros. Já para a pequena indústria, os preços vão baixar, no total, 21,1% e para a grande indústria vão recuar 28,4%.

A justificar estas descidas, as maiores de sempre no gás em Portugal, está, em parte a “diminuição dos custos com os acessos às infraestruturas reguladas e a redução do nível de investimento”, diz a ERSE.