Biblioteca de C.ª Lobos faz 7 anos com palestras e lançamento de livro

bibliotecaA Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos (BMCL) assinala amanhã, dia 3 de maio o 7.º aniversário desde que entrarem em funcionamento as atuais instalações, localizadas na Avenida da Autonomia.

Para assinalar a data, a equipa da rede de bibliotecas municipais de Câmara de Lobos organizou um programa de atividades que decorrerão entre os dias 3 (terça-feira) e 6 (sexta-feira) de maio, que decorrerão na biblioteca municipal e nos polos do Estreito de Câmara de Lobos e do Curral das Freiras.

Das atividades previstas, destaque para o lançamento do livro “À descoberta da Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos”, da autoria de Luciana Araújo e Joana Perneta, ilustrações de Pascalqb e com prefácio de Luisa Paolinelli.

A obra literária é dirigida ao público infantojuvenil e tem como propósito despertar o gosto pela leitura e, em especial, despertar nos utentes da Rede de Bibliotecas de Câmara de Lobos a descoberta da biblioteca através de uma visita guiada pelo seu espólio, recursos e atividades.

Através das aventuras de duas crianças (Maria e João) e de um lobo-marinho (LoboLiber), as autoras suscitam, de forma imaginativa e criativa, o interesse pela biblioteca, espaço onde os livros ganham vida, lugar de conhecimento, de diversão e de convívio.

O texto estabelece uma ligação entre a história, a cultura e a forma de vida de vida de Câmara de Lobos e a própria biblioteca, onde as palavras e as imagens, da autoria do ilustrador Pascalqb, remetem para cheiros, sons, a profusão de cores e a luz brilhante da cidade.

Nesta obra, a biblioteca surge como um ponto de encontro dos vários mundos: da imaginação, da aprendizagem, do sonho, da terra, do mar, dos adultos e das crianças.

“À descoberta da Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos” é o corolário do projeto de estágio das autoras Luciana Araújo e Joana Perneta, as quais se propuseram criar uma obra de referência relacionado com a biblioteca municipal.

A iniciativa foi apoiada pela autarquia que financiou a sua edição e publicação.

Para além do lançamento da obra literária, destaque ainda para a realização da palestra “Autonomia e Educação: um novo horizonte”, que será proferida pela Dr.ª Margarida Camacho, inserida no âmbito das comemorações dos 40 anos da Autonomia, que têm vindo a ser dinamizadas pela autarquia de Câmara de Lobos.

PROGRAMA DETALHADO

3 DE MAIO

10h15    Apresentação da montra artístico-bibliográfica: 1ª montra pelo ilustrador Pascal Qb.

10h30    Palestra “Autonomia e Educação: um novo horizonte”, pela Dra. Margarida Camacho

19h15    Mini concerto, Vanessa Câmara

19h30    Apresentação do livro “À descoberta da Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos: guia do utilizador”

20h30    Exposição “Loboliber em imagens”

20h45    Sessão de autógrafos

4 DE MAIO

10h30    Hora do Conto “À descoberta da Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos: guia do utilizador”, na BMCL

16h00    Palestra “A importância da Cultura na intervenção social”, por Hugo Castro Andrade (Associação Olho.te)

5 DE MAIO

10h30    Hora do Conto “À descoberta da Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos: guia do utilizador”, no Pólo do Estreito de Câmara de Lobos

6 DE MAIO

10h30    Hora do Conto “À descoberta da Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos: guia do utilizador”, no Pólo do Curral das Freiras