Jardim foi homenageado com jantar no parlamento britânico que contou com Lord Lexden

jardim1
Da esq. para a dir.: António Cunha, Conselheiro da Comunidade Portuguesa no Reino Unido, Alberto João Jardim, e Lord Lexden (Foto Ludgero Castanho).

*Com Rui Marote

O anterior presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, actualmente com responsabilidades na Fundação Social-Democrata, foi sábado homenageado em Londres, com um jantar na Câmara dos Lordes do parlamento britânico. Tratou-se de um repasto mais íntimo, para cerca de sessenta pessoas, essencialmente movimentado por um madeirense – José Alberto – e por António Cunha, um emigrante português do continente, Conselheiro da Comunidade Portuguesa no Reino Unido. O jantar, além de vários elementos da comunidade local e de outros madeirenses, registou também a presença de Lord Alistair Cooke, barão de Lexden, político e historiador, membro do Partido Conservador, e integrou-se no âmbito da Gala da Comunidade Portuguesa, que acontece hoje na capital britânica pelas 17 horas e que inicialmente previa a presença do embaixador João de Varella, da cônsul Joana Gaspar e da estilista Fátima Lopes. A animação musical de hoje deverá estar a cargo da jovem concorrente do programa Got Talent Portugal, Micaela Abreu. Porém, refira-se que o embaixador João de Varella foi convidado para o jantar com Jardim, mas não compareceu nem enviou ninguém a representá-lo. E nos bastidores da organização, falava-se que também não estará presente nos eventos deste domingo, onde, como já referimos, participam madeirenses de destaque como Fátima Lopes.

jardim2
Jardim acompanhado de família do cantor Vasco, do conjunto ‘Galáxia’: Miro Freitas, Carlos Freitas e Alberto Freitas (Foto Ludgero Castanho)

Entretanto, o FN apresenta algumas fotos do jantar de homenagem a Jardim, que também visitou, no amplo edifício que alberga o parlamento britânico, a sala onde decorrem os debates da Câmara dos Lordes, que é mantida a par da Câmara dos Comuns.

Conforme já foi anteriormente noticiado pela comunicação social regional, estes eventos são organizados pelo Movimento Cívico Português no Reino Unido. Trata-se, mesmo, da primeira iniciativa deste agrupamento, sendo que parte dos fundos revertem para o Centro Português de Apoio à Comunidade Lusófona.